PS e PSD vão gastar 1.6 milhões de euros em comícios e espectáculos

27.04.2011 - 14:42 Por Luciano Alvarez
As cinco forças políticas com assento parlamentar vão gastar 6,5 milhões de euros na campanha. O PS é o que gasta mais, o CDS o que gasta menos. Os comícios e espectáculos levam a maior fatia.
O PS, com 2.2 milhões de euros, é o partido que mais dinheiro vai gastar na campanha eleitoral para as legislativas de 5 de Junho. Só em comícios e espectáculos os socialistas contam gastar 896 mil euros. O PSD prevê gastar 1,9 milhões, com 779 mil euros a irem para os comícios e espectáculos.
Segundo os dados disponíveis no site da Entidade das Contas e Financiamentos Políticos (http://www.tribunalconstitucional.pt/tc/contas_eleicoes-ar.html#1103) do Tribunal de Contas, a CDU (PCP/Os Verdes), com 995 mil euros, tem o terceiro orçamento mais caro dos partidos com assento parlamentar, o BE prevê gastar 704 mil euros e o CDS-PP 700 mil euros.
Todos os partidos reduzem bastante o orçamento em relação ao que previram gastar nas últimas legislativas há uma ano e meio. Nessa altura as previsões do PS apontavam para 5,54 mihões de euros, as do PSD para 3,34 milhões, CDS-PP 850 mil euros, CDU 1,9 milhões e BE 993 mil euros.
A grande fatia dos socialistas vai para os comícios e espectáculos, seguida pela propaganda impressa e digital, que tem reservado 458 mil euros. Os brindes e ofertas levam 386 mil euros e a concepção de campanha, agências de comunicação e estudos de mercado “comem” 246 mil euros.
Segundo uma fonte do PS disse à Lusa na terça-feira, este orçamento é projectado de acordo com um resultado eleitoral de vitória na base dos 38,5 por cento.
Já o PSD, além do destinado para comícios e espectáculos, tem previstos 500 mil euros para propaganda e comunicação digital e impressa, 350 mil para a concepção de campanha, comunicação e estudos de mercado e 40 mil para material de oferta.
Nos restantes partidos com assento parlamentar, a maior parte do “bolo” do CDS, 245 mil euros, vai para concepção de campanha, comunicação e estudos de mercado; A CDU prevê gastar 595 mil euros em publicidade e comunicação impressa e digital; enquanto o BE gastará neste item 320 mil euros.
A sexta força política com mais votos nas últimas legislativas, o PCTP/MRPP prevê gastar na campanha 80 mil euros.
Notícia substituída às 15h12

