PS candidata Inês de Medeiros e Miguel Vale de Almeida a deputados por Lisboa 
23.07.2009 - 23:43 Por Leonete Botelho
A actriz Inês de Medeiros, que foi mandatária da candidatura de Vital Moreira às europeias, vai ser a número três da lista de Lisboa do PS às eleições legislativas, encabeçada por Jaime Gama. Vera Jardim ocupa o segundo lugar e o sétimo é o ex-dirigente do BE e activista da LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais e Transexuais) Miguel Vale de Almeida.
O nome de Inês de Medeiros, uma independente que poucos esperavam ver como deputada, foi aprovado esta noite na reunião da Federação de Lisboa. Ali ficou fechada a maior lista de candidatos a deputados do país, já com o acordo do secretário-geral, José Sócrates.
O quarto da lista é o ministro da Justiça Alberto Costa, seguido por Vitalino Canas, Ana Paula Vitorino, e ainda Miguel Vale de Almeida. Seguem-se Miguel Coelho e Manuela Augusto, presidente das Mulheres Socialistas. Duarte Cordeiro, líder da JS, é o 14º, um lugar elegível tendo em conta que, em 2005, o PS elegeu 23 deputados por Lisboa.
Maria de Belém, que há quatro anos concorreu por Lisboa, desta vez vai ser cabeça de lista por Aveiro. O ministro das Finanças, Teixeira de Sousa, será o número dois da lista do Porto, a seguir a Alberto Martins, tal como o PÚBLICO noticiou em primeira mão.
Esta noite a comissão política nacional do PS irá fechar todas as listas de candidatos a deputados do país, mas sabe-se já que vários ministros são cabeças de lista distritais: Ana Jorge (Coimbra), Vieira da Silva (Setúbal), Pedro da Silva Pereira (Vila Real) e o secretário-geral do PS, José Sócrates, será mais uma vez o primeiro pelo círculo de Castelo Branco.
Amanhã os socialistas irão apresentar o seu programa eleitoral, onde se assume o papel do Estado na economia com redistribuição fiscal a favor da classe média, combate à "periferização" do país e desenvolvimento das políticas sociais.
O programa eleitoral dos socialistas, segundo a Lusa defende uma visão de Estado regulador forte no jogo financeiro, interveniente na economia através do investimento público e corrector de desigualdades sociais por via da atribuição de prestações sociais.
Actualizada às 10h35
Restam 1200 caracteres
Os comentários deste site são publicados sem edição prévia, pelo que pedimos que respeite os nossos Critérios de Publicação. O seu IP não será divulgado, mas ficará registado na nossa base de dados.
Quaisquer comentários inadequados deverão ser reportados utilizando o botão “Denunciar este comentário” próximo da cada um. Por favor, não submeta o seu comentário mais de uma vez.

