• Do Brasil a Portugal vão 6764.257 km de ilustração
  • Restaurantes de topo com menus a 20 euros
  • Já cheira a Verão

Autárquicas e legislativas

Presidente da associação de municípios não vê inconveniente em eleições no mesmo dia

18.06.2009 - 16:51 Por Lusa

  • Votar 
  •  | 
  •  0 votos 
O presidente da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP) e da Câmara de Viseu, Fernando Ruas, afirmou hoje não ver inconveniente em que as eleições autárquicas e legislativas sejam no mesmo dia, dada a maturidade do povo português.

“O ideal era que todas as eleições fossem separadas, mas se houver eleições simultâneas eu confio que o povo português já deu mostras de que sabe separar as coisas, que é capaz de votar de uma maneira para uma coisa e de uma outra para outra”, afirmou à Agência Lusa o autarca social-democrata, ressalvando que esta é uma posição pessoal.

Apesar de não achar que duas eleições no mesmo dia seja “o melhor cenário”, disse entender que tal venha a acontecer, “dada a quantidade de actos eleitorais” este ano e “a situação económica do país”.

“É assunto que minimamente me preocupa, porque acho que o nosso eleitor já entrou na idade adulta”, frisou.

Fernando Ruas lembrou que os portugueses já conseguem fazer a separação quando se trata da votação para a Câmara e para a Assembleia, onde poderia até haver “mais confusão”.

“Os votos para a Assembleia e para a Câmara são diferentes e às vezes por números com algum significado. O que significa que o cidadão já escolhe. Às vezes diz: ‘eu quero nesta equipa votar para a Câmara e não quero votar para a Assembleia, ou ao contrário’”, referiu.

“Se é possível fazer a separação levada a este pormenor, penso que entre legislativas e autárquicas também é possível”, acrescentou.

A possibilidade de, com as legislativas, as autárquicas passarem para segundo plano em termos mediáticos também não preocupa Fernando Ruas.

“Também não se perde nada, qual é o problema? Cada equipa há-de, no seu território, informar bem os cidadãos, é uma informação até de proximidade”, considerou.

O autarca defendeu que as eleições devem ser marcadas rapidamente, “não só para os eleitores estarem informados de quando é o período”, mas também “para as equipas se organizarem e para quem tem o trabalho logístico das eleições estar preparado”.

“Este trabalho recai muito nas autarquias. Ainda agora passámos um período de trabalho acentuado com as europeias, portanto, há que planificar para que, quer as legislativas, quer as autárquicas, decorram também em termos logísticos na maior das normalidades”, afirmou.

Estatísticas

  • 13 leitores
  • 4 comentários

URL desta Notícia

http://publico.pt/1387395

Comentário + votado

okay

A táctica é muito simples! O PSD quer legislativas simultâneas com as autárquicas, para ver se tem ...

manelovski

20.06.2009 19:37

X

Mais em Política (18 de 25 artigos)

Pires de Lima: Coligação com PSD será "passo natural" se acrescentar valor