Portugal e Sérvia assinam acordo de cooperação na área da defesa

13.02.2009 - 14:22 Por Sofia Branco
Portugal e Sérvia assinaram hoje um acordo que dá o pontapé de saída para a cooperação bilateral entre os dois países na área da defesa. Os projectos ainda não estão totalmente definidos, mas incidem sobre três áreas, formação e treino, medicina militar e indústrias de defesa.
A partir de Belgrado, onde se encontrava em visita oficial, o ministro da Defesa Nacional, Nuno Severiano Teixeira, explicou ao PUBLICO.PT que uma comissão mista vai reunir em “Maio-Junho”, para “definir os projectos concretos e o programa de acção”. Partilha de conhecimentos, observação de exercícios e troca de experiências em formação de quadros nas escolas militares são algumas das iniciativas previstas, referiu.
Justificando a importância deste acordo com Belgrado, Severiano Teixeira frisou que é “um passo importante numa altura em que a Sérvia está a fazer um percurso de aproximação às instituições euro-atlânticas”. Nesse sentido, é um acordo bilateral mas que “tem indiscutivelmente uma leitura multilateral”, que pretende facilitar à Sérvia o contacto e a harmonização com os “padrões de formação e de desempenho dos países da NATO”.
“Não podemos esquecer que a Sérvia é um actor central para a estabilidade dos Balcãs”, vincou. Um “actor central” que tem agora como “grande preocupação” integrar a União Europeia (UE). “Os dirigentes sérvios estão a fazer um esforço muito grande” para cumprir os critérios de convergência, que deve merecer “um sinal de apreço e reconhecimento” pelos Estados-membros da UE, considera o ministro da Defesa português, recordando que Portugal teve “dificuldades” semelhantes às que a Sérvia enfrenta agora para aderir à comunidade europeia.
“Não é indiferente a relação que temos com Belgrado”, sublinhou o ministro, recordando que “Portugal tem o seu maior contingente no Kosovo, numa zona de maioria sérvia”. Dos encontros políticos que manteve – com o seu homólogo da Defesa, Dragan Sutanovac, com o ministro dos Negócios Estrangeiros, Vuk Jeremic, com o presidente da Assembleia da República, Slavica Djukic-Dejanovic, e com o primeiro-ministro, Mirko Cvetkovic –, Severiano Teixeira disse que ficou com a “impressão pessoal” de que, “à medida que se for aprofundando a aproximação da Sérvia à Europa, a questão do Kosovo terá tendência para diminuir de importância”.
Notícia substituída às 16h19

