“Pedro Passos Coelho apresenta um projecto muito perigoso para Portugal”, diz Francisco Assis

24.05.2011 - 16:40 Por Lusa
O cabeça de lista do PS no Porto, Francisco Assis, disse hoje à Lusa que o líder do PSD, Pedro Passos Coelho “apresenta um projecto muito perigoso para Portugal”.
“Acho que o projecto do PSD é muito mau para o país, por isso o combato com vigor e energia”, afirmou o candidato socialista.
Comentando à Lusa o elogio que fez hoje na TSF ao líder social-democrata, Assis lembrou que não combate pessoas, mas “ideias e projectos”.
“O que eu disse é que o Dr. Pedro Passos Colho é líder do maior partido da oposição em Portugal e, por isso, tem que merecer o nosso respeito, a nossa consideração, como os demais líderes políticos”, afirmou.
Insistindo no tema, o antigo líder parlamentar socialista nesta legislatura disse "não ser bom para o país que os políticos andem sistematicamente a demonizar-se uns aos outros”.
Assis defendeu que as suas palavras podem ser entendidas como “uma coisa fundamental na vida política, que haja civismo e respeito”.
“Eu nada tenho de parecido com muitas figuras da vida política portuguesa, mas nem por isso ando aqui a demonizá-las enquanto pessoas. É uma coisa que o PSD não faz em relação ao PS, pela forma como maltrata o líder do Partido Socialista”, anotou.
Para o cabeça de lista do PS no Porto, “o facto de o PSD se comportar mal não quer dizer que o PS se porte de forma idêntica”.
O candidato socialista almoçou hoje em Baião com dirigentes de instituições de solidariedade social deste município do interior do distrito. Antes tinha visitado uma empresa ligada à fotografia no Marco de Canaveses.
À Lusa, Assis também comentou as críticas do cabeça de lista do PSD, no Porto, José Pedro Aguiar Branco, que acusou o PS, no sábado, em Amarante, de querer amedrontar a população a propósito das propostas do PSD para o Serviço Nacional de Saúde.
“O Dr. Pedro Passos Coelho apresentou um programa ultraliberal, que o Dr. Aguiar Branco anda a defender com algum sacrifício, com esforço penoso”, referiu Francisco Assis, sugerindo que Aguiar Branco até "não concordará inteiramente com as propostas do PSD".
O candidato socialista disse à Lusa que “o que mete medo às pessoas não é leitura que o PS faz do programa do PSD, mas “a leitura das pessoas de um programa que vai no sentido de uma alteração radical do SNS e dos serviços educativos”.
Segundo Assis, o modelo de programa do PSD “foi aplicado nos anos 80 e 90 nos países da América do Sul, agudizando as desigualdades sociais”.
“É um programa que não serve o crescimento da economia e que leva a uma diminuição brutal da qualidade dos serviços públicos”, destacou.

