Pedro Lynce garante que se o PSD for Governo “não vai extinguir o Ministério da Agricultura”

21.04.2011 - 21:18 Por Lusa
O cabeça de lista do PSD por Évora às próximas legislativas, Pedro Lynce, garantiu esta quinta-feira, em Estremoz, que se o PSD for Governo “não vai extinguir o Ministério da Agricultura”.
“Isto que fique bem claro, se o PSD for Governo não vai extinguir o Ministério da Agricultura”, salientou o deputado social-democrata, em resposta ao ministro da Agricultura, António Serrano, que reafirmou hoje, em Estremoz, estar “frontalmente contra” a alegada intenção do PSD de extinguir o Ministério da Agricultura.
Pedro Lynce acusou ainda o CDS-PP e o Governo socialista de terem arranjado este argumento, “a partir de uma afirmação de um militante do PSD”, como “uma manobra de diversão para não discutirem a agricultura e os problemas dos agricultores”.
O candidato às próximas legislativas falava à agência Lusa durante uma visita à Feira Internacional de Agropecuária de Estremoz (FIAPE), inaugurada hoje de manhã numa cerimónia presidida pelo ministro da Agricultura, do Desenvolvimento Rural e das Pescas, António Serrano.
Predo Lynce, que é também vice-presidente do Grupo Parlamentar do PSD, teceu ainda críticas à orientação seguida pelo ministro António Serrano, como titular da pasta da Agricultura, e acusou o antigo ministro, Jaime Silva, de “ter destruído a Agricultura portuguesa”.
O social-democrata criticou também os autores do Programa de Desenvolvimento Rural-PRODER, afirmando que “têm de ser responsabilizados”.
Considerando que é “optimista”, o candidato do PSD, disse “acreditar claramente que o plano estratégico que o doutor Passos Coelho tem para a Agricultura vai dar esperança aos agricultores, nomeadamente aos jovens agricultores”.
“Esta é a aposta do PSD”, salientou Pedro Lynce, indicando também que “o modelo de desenvolvimento” preconizado pelos social-democratas, “é completamente diferente do que foi utilizado até agora”, visto que “tem como finalidade aumentar a austeridade do Estado e apostar fortemente na iniciativa privada”.
O candidato, que foi antigo ministro da Ciência e Ensino Superior, indicou que uma das preocupações do Alentejo “é a de acabar com a sangria da desertificação”.
Referindo-se às proposta para o desenvolvimento do distrito de Évora, Pedro Lynce considerou que “neste período muito difícil, é essencial combater a exclusão social, e criar condições para produzir mais, competir mais e criar mais emprego”.
Na visita à FIAPE Pedro Lynce era acompanhado pelos cabeças de lista do PSD pelos círculos de Beja, Carlos Moedas, e de Portalegre, Cristóvão Crespo.

