• Kiev, a porta de entrada da Ucrânia
  • Restaurantes de topo com menus a 20 euros
  • Dead Combo e skates na passerelle

Sucessão de Nascimento Rodrigues

PCP quer envolvimento de todas as forças na escolha do novo provedor de Justiça

22.03.2009 - 18:28 Por Lusa

  • Votar 
  •  | 
  •  0 votos 
Bernardino Soares falava no final do almoço de apresentação da candidata da CDU à Câmara de Salvaterra de Magos Bernardino Soares falava no final do almoço de apresentação da candidata da CDU à Câmara de Salvaterra de Magos (Adriano Miranda (arquivo))
O líder parlamentar do PCP, Bernardino Soares, exigiu hoje, em Glória do Ribatejo, que a nomeação do Provedor de Justiça deixe de ser “uma coutada do Bloco Central” e passe a caber a “todas as forças na Assembleia da República”.

Bernardino Soares falava no final do almoço comemorativo dos 88 anos do PCP e de apresentação do cabeça de lista da CDU à Câmara Municipal de Salvaterra de Magos, que se realizou hoje na Casa do Povo de Glória do Ribatejo.

Realçando a importância da figura do Provedor de Justiça, por ser a entidade junto da qual os cidadãos podem “apresentar queixas contra o Estado e contra serviços públicos, contra decisões do Governo e exigirem a sua alteração”, Bernardino Soares afirmou que este órgão constitucional não pode estar à mercê das “zangas” do “Bloco Central”.

“Este importante órgão tem sido tratado por PS e PSD como se fosse uma coutada sua”, afirmou, exigindo que a escolha do Provedor de Justiça seja feita por todas as forças políticas com assento parlamentar.

Bernardino Soares procurou dar argumentos aos militantes comunistas para ajudarem a convencer os cidadãos descrentes da política a não desistirem e a acreditarem que “há alternativa”, que é possível “romper e inverter” as políticas desenvolvidas ao longo dos últimos 30 anos por PS e PSD.

Preparar as europeias a pensar nas legislativas

O líder parlamentar comunista contrapôs ao argumento da “estabilidade necessária num momento de crise”, defendida pela “direita e pelos patrões” num apelo à manutenção de uma maioria absoluta “para não prejudicar mais o país”, o argumento da necessidade de “estabilidade na vida das pessoas” afectadas pelo desemprego e incerteza.

Bernardino Soares apelou ao trabalho “desde já” para “um bom resultado” nas eleições para o Parlamento Europeu, “porque atrás desses resultados virão uns bons resultados para a Assembleia da República e para as autarquias locais”.

Aludindo às manifestações contra as políticas do Governo que têm reunido milhares de pessoas e as acções de contestação um pouco por todo o país, Bernardino Soares afirmou que os actos eleitorais que se aproximam é que vão “traduzir aquilo que foi o descontentamento de tantos milhares e milhares de pessoas nos últimos anos e em particular nos últimos meses”.

A CDU volta a apostar em Salvaterra de Magos no nome de Vasco Feijão, actual vereador, numa autarquia que a actual presidente, Ana Cristina Ribeiro, conquistou em 1997 ao PS então pela CDU.

Desentendimentos com o PCP levaram a que Ana Cristina Ribeiro se candidatasse em 2001 pelo Bloco de Esquerda, mandato que renovou em 2005.

Estatísticas

  • 13 leitores
  • 66 comentários

URL desta Notícia

http://publico.pt/1370360

Comentário + votado

22.04.2009 10:21

X

Mais em Política (7 de 7 artigos)

O advogado diz que o Exército impediu a realização dos meios de defesa que o sargento pediu Militar diz que foi punido por pedir estatuto de trabalhador-estudante