Paulo Pedroso considera "Alegre um bom candidato presidencial" para o PS apoiar 
18.05.2009 - 13:09 Por Margarida Gomes
O deputado Paulo Pedroso declarou hoje que “o PS terá um bom candidato à Presidência da República” se Manuel Alegre decidir voltar a recandidatar-se a Belém nas próximas eleições presidenciais. “Se Manuel Alegre tomar essa decisão, o PS tem, seguramente, um bom candidato”, adiantou, em declarações ao PÚBLICO.
Paulo Pedroso sublinha, no entanto, que a escolha dos candidatos presidenciais é, para já, “extemporânea”, porque está inevitavelmente relacionada com uma questão que considera ”essencial” e que tem a ver com os três actos eleitorais: europeias, legislativas e autárquicas. “É preciso saber quais são as escolhas dos eleitores em cada um desses actos eleitorais, em particular nas legislativas”, afirmou, declarando que “até lá é um facto político artificial lançarmo-nos numa discussão de nomes”, considerou o deputado e candidato à presidência da Câmara de Almada.
Evitando comentar a recente decisão do vice-presidente da Assembleia da República de se manter nas fileiras do PS, embora não esteja disponível para integrar a lista de deputados à Assembleia da República nas próximas legislativas, Paulo Pedroso está convicto de que “o principal desafio que o próximo Presidente da República terá de enfrentar está fortemente associado ao modo como os eleitores decidirem conferir ou não estabilidade política nas próximas legislativas”, ou seja, como é que “a governabilidade vai influenciar a escolha dos candidatos presidenciais”.
Deixando entender que se o PS ganhar, de novo, as legislativas com maioria absoluta Manuel Alegre poderá contar o apoio socialista, o deputado não arrisca resultados, mas deixa escapar que tudo vai depender da leitura que o partido fizer dos resultados eleitorais, designadamente das legislativas.
Seja como for, o ex-ministro do Trabalho entende que “se Manuel Alegre estiver disponível para as presidenciais isso corresponde a uma afirmação da esquerda no quadro pós-eleições legislativas”.
A decisão de Alegre de se manter no PS é analisada por Marcelo Rebelo de Sousa como uma estratégia para preparar o seu caminho para a Presidência da República. Ontem à noite no seu espaço semanal na RTP, o professor disse que o histórico militante do PS está, desta forma, a iniciar um caminho para disputar, de novo, o cargo com o actual presidente, Cavaco Silva.
Restam 1200 caracteres
Os comentários deste site são publicados sem edição prévia, pelo que pedimos que respeite os nossos Critérios de Publicação. O seu IP não será divulgado, mas ficará registado na nossa base de dados.
Quaisquer comentários inadequados deverão ser reportados utilizando o botão “Denunciar este comentário” próximo da cada um. Por favor, não submeta o seu comentário mais de uma vez.

