Almoço comício em Penafiel

Passos Coelho vira-se para eleitores do PS

29.05.2011 - 16:14 Por Margarida Gomes, Nuno Simas

  • Votar 
  •  | 
  •  3 votos 
Passos: “Os portugueses não têm razão para ter medo da mudança de Governo” Passos: “Os portugueses não têm razão para ter medo da mudança de Governo” (Nélson Garrido)
Passos colocou em segundo plano os ataques a Sócrates, sem nunca deixar de o responsabilizar pela “situação de bancarrota”, e começou a apelar ao voto do centro. Os ataques ficaram para Aguiar Branco.

O líder do PSD, Pedro Passos Coelho, iniciou hoje a segunda fase da campanha para as legislativas pondo em segundo plano os ataques a José Sócrates ao PS, sem nunca deixar de lhe atirar acima as culpas pela “situação de bancarrota” a que o país chegou. E começou a fazer um apelo mais directo ao eleitorado do centro e do PS.

“Os portugueses não têm razão para ter medo da mudança de Governo”, pediu Passos Coelho num almoço comício para as legislativas de 5 de Junho. E na resposta ao PS, que acusa o PSD de querer destruir o Estado social, Passos devolveu a acusação aos socialistas, lembrando os aumentos das taxas moderadoras na saúde.

"Há cada vez mais socialistas descontentes com esta governação", acrescentou o líder do PSD.

Na viragem para a segunda e última semana de campanha, Passos voltou a lembrar que ao quase 80 mil milhões de euros que Portugal pediu à “troika” levarão dez anos a pagar e os 700 mil portugueses desempregados, mais os muitos portugueses que desistiram de procurar emprego ou tiveram de emigrar “à procura de emprego” – “um milhão de pessoas sem perspectiva de vida”.

De resto, o líder social-democrata voltou a explicar o seu plano de emergência social, para dar resposta aos problemas do país; as reformas que quer fazer na educação, na saúde ou na justiça, feita “com os profissionais” de cada sector.

Tal como tinha feito na véspera, no jantar de Barcelos, Passos alertou que, se nada mudar, Portugal poderá dentro em pouco estar na situação da Grécia, que também recorreu à ajuda externa e está agora a tentar renegociar a dívida.

Aguiar Branco ao ataque

Um dia depois de Manuela Ferreira Leite ter afirmado que "o objectivo é que Sócrates se vá embora", José Pedro Aguiar Branco, cabeça de lista do PSD pelo Porto, veio hoje, em Penafiel, pedir aos portugueses para que penalizem no próximo dia 5 de Junho o ainda primeiro-ministro que "retirou a esperança" a Portugal.

"É preciso defender Portugal de José Sócrates", começou por dizer no início do almoço, que contou com a presença de cerca de três mil pessoas e que começou com hora e meia de atraso.

Com as baterias apontadas a José Sócrates, o ex-líder da bancada parlamentar do PSD acusou o secretário-geral do PS de "fazer batota". "Está-lhe no sangue", disse, acrescentando que no dia 5 de Junho "está em causa uma coisa muito importante, salvar Portugal da mentira, da ilusão e da batota".

Pelo caminho aludiu à "contratação de figurantes" a que Sócrates recorreu na campanha, num comício em Évora, para "fingir que não tinha insultado aqueles portugueses que se sentiram ofendidos quando disse que Pedro Passos Coelho era um africano de Massamá". A sala respondeu com uma enorme salva de palmas.

A uma semana das eleições, Aguiar Branco referiu que "Passos Coelho já fez a parte dele que foi mostrar a todos os portugueses que é possível derrotar José Sócrates, que faz batota".

Título alterado às 17h10

Estatísticas

  • 10 leitores
  • 21 comentários

URL desta Notícia

http://publico.pt/1496515

Comentário + votado

Os disparates e a sujidade

Passos continua o mesmo.Até quando faz parecer que quer mudar.A prova?Disseram a coelho para se ...

Tomás Guevara

29.05.2011 16:38

X

Mais em Política (11 de 21 artigos)

Paulo Borges é acima de tudo um defensor dos animais PAN alerta para consequências do consumo de carne e manifesta-se contra a privação de alimentos a animais vadios