Passos Coelho contra "teimosia" do actual Governo em levar o TGV a Madrid

21.05.2011 - 18:19 Por Margarida Gomes, Nuno Simas
Pedro Passos Coelho reafirmou a sua oposição ao projecto do TGV, uma “teimosia” do actual Governo, e assegurou que existem “garantias por parte da Comissão Europeia” para afectar verbas do projecto de alta velocidade e transferi-las para “apostar nas melhorias das ligações ferroviárias”.
As garantias do líder do PSD foram dadas na Moita, um concelho da Área Metropolitana de Lisboa, vizinho do Barreiro, por onde passaria a terceira travessia sobre o Tejo incluída no projecto do TGV. “A Comissão Europeia já nos autorizou a aproveitar uma parte do investimento em que poupamos do TGV para apostar nas melhorias das ligações ferroviárias”, disse.
Numa conjuntura de contenção, o presidente do PSD insistiu contra a “teimosia de levar o TGV a Madrid a um preço” que, sublinhou, “não estamos dispostos a suportar no futuro”.
Questionado sobre a necessidade de se construir uma ponte, mesmo para servir um projecto de comboio pendular, como defende o PSD, Passos foi evasivo na resposta: “Não necessariamente”. E terminou ali as declarações aos jornalistas, no final de uma pequena arruada no centro da Moita, onde não despertou grandes entusiasmos.
Era dia de Festa de Maio na cidade e a comitiva aproveitou o ambiente festivo para fazer campanha. A chamar a atenção da passagen da caravana laranja estiveram os ruidosos jovens da JSD, que gritavam palavras de ordem e dificultavam o contacto de Passos Coelho com as pessoas.

