O social-democrata Pacheco Pereira classificou o clima que se vive no PSD como "situação de emergência" e alertou para a necessidade de uma solução credível a sair das eleições de 31 de Maio, sob pena de "os portugueses não quererem saber do PSD".
Falando aos jornalistas à margem de um jantar que teve lugar num hotel de Tavira, em que discursou sobre o papel dos partidos políticos na sociedade actual, o político e comentador escusou-se a comentar o avanço de Pedro Santana Lopes para a liderança, justificando não querer repetir argumentos.
Pacheco Pereira reafirmou o seu apoio à candidatura de Manuela Ferreira Leite e avisou que o país "exige credibilidade" ao partido, considerando que "o grande rombo dos últimos anos no Partido Social -Democrata foi precisamente a falta de credibilidade".
"Ou sai [das eleições] uma solução credível para o partido falar com os portugueses ou os portugueses não querem saber do PSD", enfatizou, considerando que não basta o partido ser forte a nível autárquico e local.
Considerou que a proliferação de candidatos em perspectiva é "natural", porque estas eleições "são vitais para o PSD".
Sobre o seu apoio à ex-ministra das Finanças de Durão Barroso, alicerçou-o em duas razões.
Por um lado, ela ser "a única militante em condições de ter autoridade pessoal para apaziguar o partido porque não é dirigente de nenhuma facção ou grupo".
Por outro lado, Manuela Ferreira Leite "é fiável" num contexto de dificuldades económicas como o que, segundo Pacheco Pereira, se adivinha para 2009.
"Nessa altura, vão ser evidentes muitos aspectos do fracasso do modelo de gestão dos socialistas e Manuela Ferreira Leite é fiável e não muda de ideias em função de nenhum catavento", disse, considerando que os seus conhecimentos de economia serão fundamentais numa situação de crise.
José Pacheco Pereira deslocou-se a Tavira a convite da concelhia local e foi acompanhado e apresentado pelo presidente da autarquia local, Macário Correia, também apoiante de Manuela Ferreira Leite e crítico de Santana Lopes e Luís Filipe Menezes.


