• |
  • Iphone
  • |
  • Mobile
  • |
  • RSS
  • |
  • Twitter
  • |
  • Facebook
  • Siga-nos em:
  • "Um suicídio no trabalho é uma mensagem brutal"
  • Haiti: Um terramoto de 500 anos - Paulo Moura, em Port au Prince
  • Google transforma Gmail para competir com Facebook e Twitter

Sucessor de Paulo Portas

Nuno Melo: próximo líder do CDS-PP deverá sair do grupo parlamentar

18.04.2005 - 07:58 Por Lusa

  • Votar 
  •  | 
  •  0 votos 
O candidato ideal para liderar o CDS-PP deverá ter "dimensão de Estado, percurso político, provas dadas e ser oriundo do actual grupo parlamentar", afirmou ontem, no Porto, o chefe do grupo parlamentar dos populares, Nuno Melo.
 (PUBLICO.PT)

O deputado do CDS-PP falava durante a apresentação da moção de estratégia "Portugal já", que tem como primeiros subscritores o próprio Nuno Melo, Álvaro Castello-Branco e Narana Coissoró, e que será levada ao congresso do partido, que se realiza em Lisboa nos dias 22 e 23 de Abril.

Nuno Melo referiu que esta moção não tem ainda um rosto, mas definiu um perfil do "candidato ideal" que, logo à partida, o restringe aos 12 elementos do grupo parlamentar do CDS-PP e exclui Miguel Matos Chaves, até agora o único candidato oficial.

O perfil exclui também o eurodeputado José Ribeiro e Castro, outro nome que tem gerado apoios, mas que não tem assento na AR.

Nuno Melo sublinhou as qualidades de Ribeiro e Castro, nomeadamente a larga trajectória partidária, mas frisou que "o CDS-PP precisa de alguém que esteja no parlamento para ali dar luta ao engenheiro José Sócrates".

Referiu ainda que a "dimensão de Estado" incluída no perfil não implica necessariamente ter exercido funções no Governo.

"Pode-se adquirir dimensão de Estado em muitas funções, nomeadamente no parlamento", disse.

A moção define os "quatro grandes desafios que o partido enfrenta", que são os referendos da interrupção voluntária da gravidez e do Tratado Constitucional da União Europeia e as eleições autárquicas e presidenciais.

Nuno Melo, que também preside à distrital de Braga do PP, frisou que esta moção conta desde já com "apoios de peso, nomeadamente os presidentes de 13 "concelhias", deputados e quadros de sempre do partido".

Desvalorizou ainda os apoios a Ribeiro e Castro por Braga - a distrital a que preside -, salientando que as concelhias que se manifestaram ontem a favor daquele eurodeputado pertencem à lista que perdeu as eleições para os delegados ao congresso.

"Os delegados por Braga ao congresso apoiam todos a nossa moção", disse Nuno Melo.

  • 16 leitores
  • 0 comentários

URL desta Notícia

http://publico.pt/1220963

Comentário + votado

Comentar Critérios para publicação de comentários dos leitores

Restam 1200 caracteres

Os comentários deste site são publicados sem edição prévia, pelo que pedimos que respeite os nossos Critérios de Publicação. O seu IP não será divulgado, mas ficará registado na nossa base de dados.

Quaisquer comentários inadequados deverão ser reportados utilizando o botão “Denunciar este comentário” próximo da cada um. Por favor, não submeta o seu comentário mais de uma vez.