O Conselho Nacional do PSD aprovou esta manhã a proposta de programa apresentada pelo presidente do partido, Pedro Passos Coelho.
O encontro dos sociais-democratas, que decorrerá durante o dia de hoje em Lisboa, tem seguido de forma pacífica desde que o líder iniciou os trabalhos com uma intervenção.
O documento aprovado deixou cair muitos dos “contributos” presentes no texto da comissão GenePSD, que ficou a cargo do candidato derrotado à liderança do PSD e actual ministro da Defesa, José Pedro Aguiar-Branco. Este responsável político não compareceu sequer à reunião de hoje.
Os conselheiros nacionais debateram e votaram também alterações aos estatutos do partido, propostas preparadas por uma comissão liderada pelo ex-presidente Rui Machete, e que o ministro dos Assuntos Parlamentares, Miguel Relvas, classificou à entrada da reunião como “pontuais”. O documento foi aprovado por unanimidade. Uma das mudanças referidas é a opção pelas primárias na escolha dos candidatos autárquicos.
Estas votações serão depois submetidas a discussão no XXXIV Congresso do PSD, que se realizará entre 23 e 25 de Março em Lisboa.


