• O melhor e o pior da passadeira vermelha
  • Kiev, a porta de entrada da Ucrânia
  • Primeira esplanada Time Out do mundo abre na Avenida da Liberdade

História natural

Museu da Presidência inaugura exposição "Jardim da Cascata"

20.07.2009 - 15:13 Por Lusa

  • Votar 
  •  | 
  •  0 votos 
O Museu da Presidência da República inaugura quarta-feira a exposição "Jardim da Cascata", assinalando a reabilitação dos Antigos Viveiros e Cascata dos jardins do Palácio de Belém.

A exposição irá desvendar a história dos Antigos Viveiros e Cascata dos jardins do Palácio de Belém, uma estrutura encomendada por D.Maria I e construída entre 1780 e 1785, que servia de gaiola de luxo para aves exóticas chegadas de diversos pontos do Império português.

Assim, e de acordo com a Presidência da República, farão parte da exposição plantas, desenhos e gravuras das colecções de vários arquivos, bibliotecas e museus nacionais, bem como um conjunto de estampas e desenhos de aves sobre o estudo do naturista Alexandre Rodrigues Ferreira acerca das espécies exóticas existentes em diversas capitanias brasileiras ao serviço da Casa Real Portuguesa.

Para transmitir ao visitante a recriação do ambiente original dos viveiros vão estar ainda em exposição cerca de cinco dezenas de espécies de aves exóticas embalsamadas, oriundas da África e Brasil, e que foram seleccionadas pelo Museu de História Natural da Universidade de Coimbra e pela Secção de Zoologia do Jardim Botânico Tropical.

Estatísticas

  • 14 leitores
  • 1 comentários

URL desta Notícia

http://publico.pt/1392529

Comentário + votado

Isto é politica?

Isto é politica? Não deveria estar na secção de cultura?

Jorge Simoes

20.07.2009 18:51

X

Mais em Política (6 de 6 artigos)

O primeiro-ministro diz que a acção do Estado deverá concentrar-se no investimento público Sócrates considera imprudente descer impostos nesta conjuntura