Ministro das Finanças não tem dúvidas de que Portugal superará a crise

03.09.2011 - 11:47 Por Luciano Alvarez
Vítor Gaspar está confiante. “Não há qualquer espécie de dúvida de que Portugal superará a crise”, afirmou hoje o ministro da Finanças, numa aula da Universidade de Verão do PSD.
Vítor Gaspar falou ao longo de cerca de 40 minutos. “Portugal vai superar a crise?” era o tema central da palestra na vila alentejana de Castelo de Vide. A resposta veio no fim: “Os países perduram sempre, não há qualquer espécie de dúvida de que Portugal superará a crise.”
Admitindo que a superação "não será rápida”, Vítor Gaspar reconheceu não existir “qualquer solução milagreira para a crise” e que “milagres não vão ser possíveis”. “Vai ser necessário o sacrifício, o esforço, o trabalho, o empenho de todos”, acrescentou, depois de ter afirmado que “esta geração é a mais bem preparada” para “enfrentar os desafios”.
Vítor Gaspar, andando sempre de um lado para o outro em frente aos alunos social-democratas, acrescentou ainda que, num momento de crise, “é absolutamente decisivo que, em democracia, através de diálogo, através da criação de consenso, sejamos capazes, todos juntos, de encontrar uma solução”.
“Essa solução, não vai chegar rápido, vai exigir um esforço sustentado, um sacrifício sustentado, um trabalho sustentado de todos. Claramente, não há um só caminho de ajustamento, não há um só caminho de superação da crise. É claro que não há caminhos fáceis para sair da crise. Mas é absolutamente crucial que todos juntos encontremos o nosso caminho”, finalizou.

