O fundador do PS foi a estrela maior do comício desta tarde, no Palácio de Cristal, que reuniu milhares de pessoas. Nomeou apenas uma vez José Sócrates, para notar que é um líder que “ganhou uma experiência excepcional” e tem “amigos na Europa”.
Quando Mário Soares subiu ao palco montado no Palácio de Cristal, no Porto, a multidão não parou de aplaudir e gritar “Soares é fixe, Soares é fixe”. A intervenção do fundador do PS e ex-chefe de Estado foi quase totalmente dominada pelas “conquistas” do PS, desde o 25 de Abril, e pela crise económica e financeira, com especial atenção às situações da Grécia, Irlanda e Portugal.
Considerando a crise global como uma “coisa abominável”, Soares admitiu ter ficado “desiludido” com a chanceler alemã, Angela Merkel, que se mostrou “muito tíbia e muito hesitante em relação a dois países fundamentais: a Grécia e a Irlanda.” E lembrou aos milhares de apoiantes que o ouviam que “se Portugal vier a sofrer mais com esta crise, a verdade é que a seguir a Portugal virão outros países e talvez a própria Europa”.
Realçando depois que o PS tem na sua história “grandes figuras”, o fundador do partido recuperou o símbolo original dos socialistas: “Viva o partido da mãozinha, viva o PS”, bradou, suscitando na assistência um entusiasmo vibrante.
A única vez que nomeou José Sócrates foi para falar, brevemente, sobre o período pós-eleitoral, notando que o secretário-geral do PS “ganhou uma experiência excepcional, tem amigos na Europa e conhece toda a gente”. E no único apelo ao voto em Sócrates, acrescentou: “E não creio que haja bom senso em Portugal se o povo português não perceber que é o momento de não deixar cair Sócrates, antes pelo contrário, que é o momento de o pôr no sítio onde ele tem estado.”
Já a concluir o seu discurso, Mário Soares manifestou a sua “satisfação” por estar no Palácio de Cristal. Mas frisou: “Soares é apenas fiel ao Partido Socialista que ajudou a criar.” E despediu-se do palco dizendo que é preciso “lutar com toda a convicção” para ganhar “as próximas eleições”.
Notícia actualizada às 20h48


