• Volta ilustrada à cidade
  • O bacalhau já não precisa de ficar de molho
  • "O que há de novo no amor?": este filme é um milagre

Declarações em Coimbra

Mário Nogueira: Parlamento deve suspender avaliação se Governo não o fizer

04.11.2009 - 21:04 Por Lusa

  • Votar 
  •  | 
  •  2 votos 
Mário Nogueira pede ao Parlamento para agir contra a avaliação se Governo não o fizer Mário Nogueira pede ao Parlamento para agir contra a avaliação se Governo não o fizer (Fernando Veludo/NFactos)
O secretário-geral da Fenprof, Mário Nogueira, defendeu hoje que o Parlamento deve suspender o actual modelo de avaliação de professores caso o Governo não venha a tomar a iniciativa nesse sentido.

“É necessário que a Assembleia da República suspenda a avaliação se o Governo não o fizer”, afirmou Mário Nogueira em Coimbra, ao intervir na Festa do Livro, numa sessão promovida pelo Sindicato dos Professores da Região Centro (SPRC) em colaboração com a editora Calendário.

No entanto, segundo o dirigente sindical, “a avaliação não pode ter uma abordagem descontextualizada do Estatuto da Carreira Docente”.

Tudo isso a Assembleia da República pode já orientar”, acrescentou.

Mário Nogueira realçou que importa levar o Parlamento “a chamar os sindicatos” e “a ter já um projecto de revisão do Estatuto da Carreira Docente”.

“Era preciso um sinal de que a relação da nova equipa” do Ministério da Educação, chefiada por Isabel Alçada, “com as escolas ia ser diferente”.

Para o secretário-geral da Fenprof, “esta equipa ministerial teve uma oportunidade de ouro que deixou fugir”, deixando as escolas perante “um silêncio às vezes demasiado ruidoso” quanto ao modelo de avaliação e outras matérias contestadas pelos professores na anterior legislatura.

“Era natural que esta equipa tivesse dado um sinal às escolas”, sublinhou.

Mário Nogueira vincou que “todos os partidos” da oposição “têm posições importantes no sentido de acabar com o actual modelo de avaliação”, substituindo-o por outro, pondo ainda fim à divisão de carreira entre professores titulares e não titulares.

“O diálogo é obrigatório neste momento”, disse, lamentando que “este Governo não perceba que ganhou as eleições, mas não tem maioria absoluta” no Parlamento.

Mário Nogueira frisou, por outro lado, que os sindicatos dos professores já tiveram reuniões com todos os partidos da oposição com assento parlamentar, mas que o PS ainda não viabilizou um pedido no mesmo sentido.

Estatísticas

  • 1114 leitores
  • 38 comentários

URL desta Notícia

http://publico.pt/1408371

Comentário + votado

Professora Auto-Avaliada com Nota 'Excelente'

3.º escalão Titular (Antigo 10.º) 3.091,82 Euros + 4.27 Euros de subsidio de ...

Delegada Sindical da Fenprof

04.11.2009 22:41