Luís Filipe Menezes promete renovar principais rostos da direcção do PSD

24.02.2005 - 17:02 Por PUBLICO.PT
O presidente da Câmara Municipal de Gaia Luís Filipe Menezes prometeu hoje renovar "os principais rostos da direcção do PSD" se for eleito presidente do partido no congresso que se deverá realizar entre os dias 23 e 24 de Abril.
O segundo candidato à liderança dos sociais-democratas, a seguir a Luís Marques Mendes, que ontem anunciou a sua candidatura, prometeu dar um novo rumo ao partido para que seja possível ganhar as eleições autárquicas e presidenciais de Outubro e Janeiro de 2006, respectivamente.
Para atingir esses objectivos, o autarca de Gaia, cujo mandato está suspenso, só admite pessoas na sua equipa que estejam preparadas para concorrer a qualquer câmara municipal nas próximas eleições autárquicas. O próprio será candidato a uma "grande câmara municipal", sustentou. "Não é incompatível" ser-se líder partidário e presidente de uma autarquia, relembrou Luís Filipe Menezes, que assumiu o desejo de vir a aumentar o número de presidências nas cidades médias e na área de Lisboa.
Para as presidenciais, elege um candidato da "área não socialista", apesar de reconhecer que a candidatura será da exclusiva iniciativa individual. Tal como fez ontem Marques Mendes, Menezes escusou-se a falar em nomes para esse candidatura.
Sob o seu comando, o PSD irá concorrer isolado a todas as eleições até 2009, admitindo no entanto coligações em determinadas circunstâncias, à semelhança do que propôs ontem Marques Mendes.
Se for presidente do PSD, Luís Filipe Menezes promete propor o sufrágio de todos os militantes do partido, lamentando que desta vez não seja possível implementar essa ideia. No seu entender, o congresso devia ser mais tarde exactamente para prever a participação de todos. "Sei que há quem queira directas, quem não as queira, quem queira o congresso mais cedo, quem o queira ontem", ironizou o deputado ao Parlamento pelo círculo de Braga.
Na sua equipa, que reiterou vir a ser "radicalmente renovada", irá chamar mais mulheres e jovens, com o objectivo de recolher novas ideias e perspectivas diferentes para o rumo do partido.
A política económica terá um cariz liberal, mas o mesmo não irá acontecer na área social, propôs Menezes.
Administração Pública, Justiça, consolidação orçamental e componente social serão matérias que irá privilegiar como oposição parlamentar, assegurando que se for líder do partido irá procurar soluções consensuais em matérias tão diversas como a interrupção voluntária da gravidez e a descentralização/regionalização.
Para as autonomias regionais, entende que o modelo não é definitivo, como defendeu o actual presidente do Governo Regional dos Açores.

