• A nova padaria francesa da baixa lisboeta
  • Volta ilustrada à cidade
  • A diferença de idades prejudica o sexo?

Não foi encontrada nenhuma ilegalidade

Luís Amado encerra investigações do Governo sobre voos da CIA

25.01.2007 - 16:07 Por Lusa

  • Votar 
  •  | 
  •  0 votos 
Luís Amado sustentou que se Ana Gomes tem provas sobre voos ilegais que passaram por Portugal deve comunicar à justiça Luís Amado sustentou que se Ana Gomes tem provas sobre voos ilegais que passaram por Portugal deve comunicar à justiça (André Kosters/Lusa (arquivo))
O ministro dos Negócios Estrangeiros, Luís Amado, afirmou hoje que as investigações do Governo português sobre os voos da CIA estão encerradas porque não foi encontrado nenhum indício que justifique a continuação dos trabalhos.

"Os trabalhos do Governo nessa matéria, no que diz respeito à comissão temporária do Parlamento Europeu, estão encerrados", disse Luís Amado durante uma conferência de imprensa, em Lisboa, ao lado do seu homólogo da Moldova.

A comissão temporária do Parlamento Europeu que investigou os voos da agência de informações norte-americana em território europeu divulgou ontem o seu relatório final, no qual insta as autoridades portuguesas a investigar escalas suspeitas em aeroportos do território nacional.

"Colaborámos intensamente com a comissão temporária, de boa-fé, respondendo a todas as questões que foram colocadas e, em todo este trabalho, nenhum indício foi encontrado de que tenha sido conhecido ou autorizado por este, ou por anteriores governos, qualquer voo ilegal. Não temos mais nenhum trabalho a fazer nesse domínio", disse o ministro português.

Luís Amado adiantou, no entanto, que "vai continuar" o trabalho da comissão inter-ministerial criada a propósito destes voos e cujo objectivo "é fazer ajustamentos legislativos no que diz respeito aos mecanismos de controlo nos aeroportos".

Sobre o encontro de amanhã entre Ana Gomes e o procurador-geral da república, Luís Amado sustentou que isso é um assunto do sistema judicial português.

"Se Ana Gomes tem provas e testemunhos concretos, deve apresentá-los à procuradoria e a procuradoria desenvolverá o seu trabalho de investigação dentro do princípio da separação de poderes que existe na democracia portuguesa", disse.

Ontem, em declarações à Lusa, Ana Gomes disse que solicitou uma reunião com o procurador-geral da república em virtude de o Governo não ter tomado a iniciativa de avançar com um inquérito sobre os voos da CIA.

Estatísticas

  • 9 leitores
  • 10 comentários

URL desta Notícia

http://publico.pt/1283511

Comentário + votado

Depois de tudo o que o SrºAmado disse acerca dos ...

Depois de tudo o que o SrºAmado disse acerca dos voos da CIA, não há mais nada a fazer.Quem toma ...

Anónimo

26.01.2007 14:55

X

Mais em Política (6 de 14 artigos)

João Cravinho criticou, hoje em reunião, o líder da bancada socialista João Cravinho abandona Parlamento "não satisfeito"