• Primeira esplanada Time Out do mundo abre na Avenida da Liberdade
  • Energia de bicicletas para o DJ tocar
  • Dead Combo e skates na passerelle

Revisão constitucional

Jerónimo lembra que PS cede “sempre muito” ao PSD

22.07.2010 - 15:28 Por Nuno Simas

  • Votar 
  •  | 
  •  1 votos 
Jerónimo de Sousa Jerónimo de Sousa (Foto: Pedro Cunha)
O PCP ouviu as promessas do Secretariado Nacional do PS de “combate” e recusa da proposta de revisão constitucional do PSD, mas não acredita. Foi ver a história das sete revisões à Constituição aprovada em 1976 e tirou uma conclusão: “O PSD sempre exigiu tudo para conseguir muito. O PS deu sempre muito, afirmando que não cede em tudo”. Foi o que disse o secretário-geral do PCP numa conferência de imprensa no Parlamento.

Jerónimo de Sousa considera que no “momento actual” – de “profunda e grave crise económica” – a revisão constitucional não é “nem uma prioridade nem uma necessidade”.

Além do mais, alertou para o “ilusionismo político” entre PSD e PS, que “encenam” divergências na revisão constitucional, mas apoiam-se “nas políticas de direita”.

O líder comunista atacou o PSD e o seu projecto de revisão de “constitucionalizar a arbitrariedade dos despedimentos, ao eliminar a proibição dos despedimentos sem justa causa, e de eliminar os princípios da universalidade e tendencial gratuitidade na saúde e educação”.

Para Jerónimo de Sousa, a Constituição Portuguesa “como obra humana” que é precisa de “aperfeiçoamentos”, mas recusou quaisquer tentativas de “destruição” do texto fundamental.

Estatísticas

  • 6 leitores
  • 7 comentários

URL desta Notícia

http://publico.pt/1448283

Comentário + votado

outro carrapato

não entendi bem a sua indignação, o carrapato usou somente de algo que os comunistas ...

commodore

22.07.2010 17:04

X

Mais em Política (13 de 26 artigos)

Bloco de Esquerda contra entrada da Guiné Equatorial na CPLP