• Energia de bicicletas para o DJ tocar
  • O melhor e o pior da passadeira vermelha
  • Primeira esplanada Time Out do mundo abre na Avenida da Liberdade

"Desde que não haja sentença"

Jerónimo de Sousa diz que arguidos podem ser candidatos

07.08.2009 - 13:13

  • Votar 
  •  | 
  •  0 votos 
Jerónimo não quis comentar directamente os casos dos candidatos do PSD Jerónimo não quis comentar directamente os casos dos candidatos do PSD (Carlos Lopes (arquivo))
O secretário-geral do Partido Comunista Português (PCP), Jerónimo de Sousa, considera que "não devem haver sentenças antes do tempo" e que os arguidos em processos judiciais podem integrar as listas dos partidos às eleições.

À margem de uma visita ao concelho de Constância, Jerónimo de Sousa não quis comentar o caso concreto da inclusão de dois arguidos nas listas do PSD por Lisboa às eleições legislativas, designadamente António Preto e Helena Lopes da Costa mas referiu que, por princípio, não rejeita a inclusão de arguidos em listas partidárias, "desde que não haja sentença".

"Considero que, por princípio ético, todos os que estejam condenados em processo judicial, não deveriam participar em listas a eleições", frisou Jerónimo de Sousa, acrescentando que, no caso de não haver condenação, "deve ser respeitado o princípio da presunção de inocência até a sentença transitar em julgado".

Recorde-se que o Conselho Nacional do PSD aprovou na passada quarta-feira, dia 5, as listas de candidatos a deputados às legislativas de 27 de Setembro, nas quais constam os nomes de António Preto e Helena Lopes da Costa, arguidos em processos ainda a correr nos tribunais.

De visita a Constância

Na visita a Constância, onde foi recebido na Câmara Municipal e onde visitou o Centro de Ciência Viva, Jerónimo de Sousa ouviu queixas relativamente ao problema da ponte de Constância Sul/Praia do Ribatejo, e deixou a garantia de que o PCP vai continuar a colocar esta questão na Assembleia da República.

O líder comunista destacou ainda o exemplo da liderança da CDU no município de Constância, que, para Jerónimo de Sousa, representa "o modelo de gestão democrática e a confirmação de que é possível que a CDU seja poder".

Com cerca de 3.800 habitantes divididos por três freguesias, o município de Constância, que conta com cerca de 3.400 eleitores e 80 quilómetros quadrados de área, é liderado por António Mendes, autarca eleito pela CDU em 1989, que já anunciou que não será recandidato, dando o lugar de cabeça-de-lista a Máximo Ferreira, director do Centro de Ciência Viva. Nas últimas eleições autárquicas a CDU conquistou quatro vereadores e o PS um vereador para o actual executivo.

Estatísticas

  • 2 leitores
  • 13 comentários

URL desta Notícia

http://publico.pt/1395155

Comentário + votado

Nossa!

Olhem só como os extremos se tocam. Não é de admirar, na luta contra o PS falava a meias com o PSD. ...

A. Laurens

15.08.2009 21:31

X

Mais em Política (4 de 8 artigos)

Fernando Ferreira diz que as declarações do presidente da distrital são uma "afronta" e promovem a "divisão interna" Críticas a Ferreira Leite levam a demissão de conselheiro