• Do Brasil a Portugal vão 6764.257 km de ilustração
  • Energia de bicicletas para o DJ tocar
  • Kiev, a porta de entrada da Ucrânia

Inquérito aos candidatos à liderança do PSD: Qual o papel da escola pública e da privada?

25.03.2010 - 10:13 Por PÚBLICO

  • Votar 
  •  | 
  •  0 votos 
 (Daniel Rocha)
Os militantes do PSD elegem o novo líder do partido. O PÚBLICO questionou os quatro candidatos sobre cinco temas estruturantes e divulga as suas opiniões e propostas.

Jorge Castanheira Barros
Advogado
Quer a escola pública, quer a privada têm como primordial missão formar e só depois ensinar .

A formação dos nossos jovens é de crucial importância para a vida da nação, como o é a dos adultos que mais tarde acedem à escola.

A sua preparação para a vida em sociedade através da interiorização de valores como os da tolerância e respeito recíprocos, da solidariedade e do trabalho em prol da prossecução de objectivos socialmente úteis é de manifesta importância para o nosso progresso enquanto povo.

A transmissão do conhecimento na área das novas tecnologias, nomeadamente da informática, revela-se imprescindível para o sucesso individual e colectivo no mundo globalizado em que vivemos.

As escolas pública e privada são também hoje chamadas a ser um factor de apaziguamento da conflitualidade social que os seus utentes para ela transportam.

A violência nas escolas tem de ser eficazmente prevenida e implacavelmente combatida através de uma aturada vigilância.

J. Pedro Aguiar-Branco
Líder parlamentar
Está hoje consolidada uma visão complementar entre a escola pública e a escola privada. O grande desafio do Estado nas próximas décadas será evitar a criação de um estigma negativo em torno da escola pública. Estigma que a instabilidade e sucessivos conflitos neste sector só alimentam.

A única forma de o garantir é através da promoção de um ensino de excelência, o que pode exigir uma cada vez maior focalização dos recursos disponíveis.

Paulo Rangel
Eurodeputado
O principal problema da educação é a falta de exigência e disciplina no ensino. E não já o carácter público ou privado das escolas ou a controversa avaliação dos professores. O facilitismo e o laxismo socialistas têm de ser banidos.

Apenas os valores da exigência e da autoridade transformam a escola numa instância social de transmissão do conhecimento. Só a escola exigente é uma escola inclusiva, uma vez que os estratos sociais mais desprotegidos só têm a oportunidade de aprender na escola. Os exames nos diferentes ciclos do básico e no secundário, a avaliação da oralidade e os trabalhos de casa, por exemplo, são instrumentos que podem reforçar os mecanismos de exigência.

O ensino técnico-profissional deve passar a ser uma prioridade da educação em Portugal, afastando tabus e preconceitos do passado. Trata-se do meio mais eficaz de combate ao abandono escolar e de promoção da mobilidade social, conferindo ferramentas de trabalho facilitadoras da entrada no mercado de emprego. É também fundamental tornar universal e mesmo obrigatório o ensino pré-escolar como factor decisivo para o futuro sucesso escolar. Tudo isto no quadro de uma escola mais autónoma, com projecto e gestão descentralizada, em que a liberdade de escolha (mesmo nas públicas) seja incrementada.

Pedro Passos Coelho
Economista
Respeitamos com equidade todos os projectos educativos que potenciem uma educação de qualidade para todos os portugueses. Defendemos uma escola de serviço público e a liberdade de aprender e de ensinar, por iniciativa do Estado, de particulares e do sector cooperativo, que deverão colaborar para a manutenção de uma rede equilibrada de ofertas educativas por todo o território nacional.

Portugal precisa de uma escola de qualidade, que prepare para o sucesso e para a excelência, que trabalhe com exigência, cooperante com os alunos, para que todos se sintam envolvidos e motivados. Consideramos que ter uma educação de qualidade e acessível a todos é da maior relevância para a qualificação das pessoas e para o progresso do país.

Estatísticas

  • 29 leitores
  • 2 comentários

URL desta Notícia

http://publico.pt/1429346

Comentário + votado

Vamos de Rangel

O Aguiar Branco afinal tem negócios com o Polvo. O Passos Coelho, parece o Pinóquio, mas ...

ARF

26.03.2010 14:52

X

Mais em Política (6 de 21 artigos)

Bancadas socialista e social democrata estão reunidas com o PEC na agenda PS e PSD com acordo à vista para o PEC