• Do Brasil a Portugal vão 6764.257 km de ilustração
  • Dead Combo e skates na passerelle
  • Kiev, a porta de entrada da Ucrânia

Dois casais confirmam aliciamento para votarem em determinado partido

Emigrantes recebem viagens pagas para votar em freguesias de Viana do Castelo

09.10.2005 - 15:43 Por Lusa

  • Votar 
  •  | 
  •  0 votos 
Pelo menos mais 30 pessoas, todas do concelho de Viana do Castelo, terãi sido igualmente aliciadas Pelo menos mais 30 pessoas, todas do concelho de Viana do Castelo, terãi sido igualmente aliciadas (Paulo Carriço/Lusa)
Emigrantes de algumas freguesias do concelho de Viana do Castelo viajaram este fim-de-semana a Portugal para votar nas eleições autárquicas, depois de lhes ter sido oferecido a viagem de ida e volta, alegadamente para votarem em determinado partido.

"Há mais de 20 anos que não votávamos, mas desta vez sempre viemos, já que não podíamos perder esta oportunidade de virmos à nossa terra de borla", contou à Lusa Madalena Ribeiro, que com o seu marido voaram ontem de avião desde Paris até ao aeroporto Sá Carneiro, no Porto, onde tinham à sua espera um autocarro que os transportou até Vila Mou, freguesia do concelho de Viana do Castelo, onde vivem.

"Não pagámos rigorosamente nada, nem pelo avião nem pelo autocarro", assegurou Madalena Ribeiro, garantindo que no mesmo voo, e nas mesmas condições, vieram pelo menos mais 30 pessoas, todas do concelho de Viana do Castelo, especialmente da freguesia de Santa Maria de Geraz do Lima.

"Fomos contactados em Paris por alguém nosso conhecido que nos informou que podíamos ir a Portugal de borla, para votar. Contactámos a TAP e confirmamos que era verdade e cá estamos", acrescentou, admitindo que o contacto em Paris foi acompanhado de determinada orientação de voto.

O casal deverá regressar a França às 15h00 de hoje, a partir do Aeroporto Francisco Sá Carneiro.

Além deste casal, António Rodrigues, que mora em Santa Maria de Geraz do Lima, aproveitou para, conjuntamente com a mulher e o filho, visitar a sua terra e família, nas mesmas condições.

"Quando me contactaram, aconselharam-me a votar num determinado partido, para castigar a actual Câmara [Viana do Castelo, liderada pelo PS], que não presta para nada", contou António Rodrigues, que tem também marcado para hoje o voo de regresso a Paris.

Segundo testemunhas ouvidas pela Lusa, estes dois casos são apenas uma "pequeníssima amostra do elevado" número de emigrantes em França que por estes dias se deslocaram a Viana do Castelo com as viagens integralmente pagas, alegadamente debaixo da mesma "orientação" de voto.

Há mesmo quem fale em 500 pessoas, divididas por vários voos, e recenseadas em várias freguesias do concelho, com particular incidência em Santa Maria de Geraz do Lima.

"A verdade é que nem nas férias se vêem tantos emigrantes na freguesia", admitiu um habitante de Santa Maria.

Estatísticas

  • 16 leitores
  • 3 comentários

URL desta Notícia

http://publico.pt/1235056

Comentário + votado

A voz dos pombos

Num País em que alguém se esconde por detrás da imunidade parlamentar para não ir a tribunal por ...

Anónimo

09.10.2005 17:32

X

Mais em Política (13 de 53 artigos)

Nas eleições legislativas antecipadas de 20 de Fevereiro, Mário Soares violou a lei eleitoral ao apelar à maioria absoluta no PS CNE: Mário Soares violou lei eleitoral ao apelar ao voto no PS-Sintra