Eleições: jovens com recenseamento automático e SMS para conhecer local de voto

15.04.2009 - 16:38 Por Lusa
Uma mensagem escrita de telemóvel indicando a data de nascimento e número do Bilhete de Identidade será suficiente para os jovens saberem onde vão votar, no âmbito da campanha "Votar é Fácil", que será apresentada quinta-feira.
Lançada pelo Ministério da Administração Interna (MAI) e Secretaria de Estado da Juventude e do Desporto, a iniciativa visa apelar ao voto dos jovens e decorrerá até ao final do ano. Actualmente os jovens de 17 anos ficam automaticamente recenseados através do cruzamento de dados e aos 18 anos ficam habilitados a votar, ao apresentar o Bilhete de Identidade ou o Cartão de Cidadão.
Para saber onde votar, os jovens podem enviar uma mensagem escrita para um número disponibilizado pelo MAI (3838), indicando a data de nascimento e número do Bilhete de Identidade.
A campanha também prevê a criação de um site dentro do Portal da Juventude e a disponibilização de informações e esclarecimentos através da Linha telefónica da Juventude (707 20 30 30) e nas 50 Lojas Ponto JA.
Estão também previstos o lançamento de um concurso de míni-filmes alusivos à campanha - que incluem gravações através de telemóvel -, o envio de SMS para portadores do Cartão Jovem e uma campanha nos multibancos.
Até ao final do ano 300 mil jovens vão atingir a maioridade, pelo que ficam habilitados a participar nas três eleições agendadas: europeias, legislativas e autárquicas.

