• Kiev, a porta de entrada da Ucrânia
  • Primeira esplanada Time Out do mundo abre na Avenida da Liberdade
  • O melhor e o pior da passadeira vermelha

Legislativas e autárquicas

CNE apela aos Órgãos de Comunicação Social para tratamento jornalistico não discriminatório

08.07.2009 - 20:27 Por Lusa

  • Votar 
  •  | 
  •  0 votos 
A Comissão Nacional de Eleições (CNE) reiterou hoje que os Órgãos de Comunicação Social devem garantir informação equivalente a todas as candidaturas nas eleições autárquicas de 11 de Outubro, "com vista ao esclarecimento do eleitor".

"Sem se pôr em causa o direito à informação, a objectividade desta deve ser rigorosa e não se esgota na exactidão material dos factos que comporta mas revela-se na actualidade da mensagem, na sua 'imediatividade' e na sua veracidade, pelo que, às notícias ou reportagens de factos ou acontecimentos de idêntica importância deve corresponder um relevo jornalístico semelhante", afirma a Comissão num comunicado enviado à agência Lusa.

A Comissão Nacional de Eleições considera, por outro lado, que "não sendo permitida a inclusão na parte noticiosa ou informativa de comentários ou juízos de valor, não está, contudo, proibida a inserção de matéria de opinião, cujo espaço ocupado pode não exceder o que é dedicado à parte noticiosa e de reportagem e com um mesmo tratamento jornalístico".

"Merece especial referência a matéria dos debates eleitorais, pois, apesar de a Comissão Nacional de Eleições entender que existe uma maior liberdade e criatividade na determinação do conteúdo, ao contrário do que sucede com a cobertura noticiosa, os Órgãos de Comunicação Social devem procurar que os debates eleitorais se realizem com a participação de representantes de todas as candidaturas", lê-se na nota.

Estatísticas

  • 4 leitores
  • 4 comentários

URL desta Notícia

http://publico.pt/1390929

Comentário + votado

tsf...

Como assim??? ... O governo faz publicidade paga na TSF!!!! ... !!!! anúncio eleitoral pelo ...

malhar nos socretinos...

09.07.2009 02:24

X

Mais em Política (20 de 23 artigos)

Jerónimo de Sousa é o cabeça-de-lista por Lisboa Jerónimo de Sousa fala em mudança política possível depois de "estrondosa derrota" do PS e "erosão" do Bloco Central