O CDS-PP manifestou-se hoje contra as audições pedidas pelo PCP e Bloco de Esquerda ao ministro da Defesa, Luís Amado, e ao seu antecessor Paulo Portas, sobre a alegada utilização do espaço aéreo nacional por aviões da agência norte-americana CIA.
A revista "Focus" publicou hoje fotografias de aeronaves, afirmando que são da CIA e que utilizaram aeroportos portugueses em voos secretos já depois da posse do actual Governo.
No seguimento destas informações, o Bloco de Esquerda pediu a audição de Luís Amado e Paulo Portas, e, tal como o PCP, solicitou ainda esclarecimentos ao ministro dos Negócios Estrangeiros, Freitas do Amaral. Os comunistas querem ainda ouvir o ministro da Administração Interna, António Costa, sobre este assunto.
O PS já chumbou o pedido de audição de António Costa, por considerar que a matéria não é da competência do Ministério da Administração Interna, e não quis adiantar a sua posição em relação aos outros requerimentos alegando desconhecer o seu conteúdo.
Também o CDS-PP, considerou não existir “qualquer interesse em ter o ex-ministro Paulo Portas e o ministro Luís Amado na comissão de Defesa". De acordo com o coordenador do CDS nesta comissão, o deputado João Rebelo, o PCP e BE estão a conduzir uma "campanha demagógica que não têm autoridade para fazer". "É muito triste que estes dois partidos nunca utilizem o debate político para combater o terrorismo internacional", sustentou.
João Rebelo afirma que já estão a ser conduzidas investigações sobre este caso, quer pelo Conselho da Europa quer pelo Congresso norte-americano, "até agora sem resultados concretos". "Enquanto não dispusermos de informações credíveis não podemos alinhar nas campanhas demagógicas e anti-Estados Unidos de PCP e BE", considerou o deputado democrata-cristão.
A votação dos pedidos de audição de Luís Amado e Paulo Portas deverá acontecer na próxima reunião da Comissão de Defesa, marcada para 6 de Dezembro.


