• Restaurantes de topo com menus a 20 euros
  • O melhor e o pior da passadeira vermelha
  • Primeira esplanada Time Out do mundo abre na Avenida da Liberdade

Adesão à União Europeia

Cavaco Silva receita diplomacia da espera e da sedução à Turquia

11.05.2009 - 18:16 Por Nuno Simas, em Ancara

  • Votar 
  •  | 
  •  0 votos 
A Turquia tem estatuto de candidata à adesão à União Europeia desde 1999 A Turquia tem estatuto de candidata à adesão à União Europeia desde 1999 (Umit Bektas/Reuters)
Não é todos os dias que a Turquia tem um Presidente europeu a dizer o que o Governo de Recep Tayyip Erdogan tanto deseja – o apoio à adesão do país à União Europeia (UE). E o timing da visita também não podia ser melhor para Ancara, depois de Alemanha e França terem reafirmado, há dias, as suas reservas à entrada do país com mais de 70 milhões de habitantes maioritariamente muçulmanos no clube europeu.

É grande a expectativa com a visita e Cavaco Silva sabe-o. Hoje, ainda no voo para Ancara, onde iniciou uma visita de Estado de cinco dias, voltou a aconselhar calma aos turcos. Com um conselho adicional – seduzir os parceiros europeus. “A palavra-chave é sedução. Seduzir, foi isso que andámos a fazer durante sete anos” até à conclusão das negociações de Portugal para entrar na então CEE, em 1986, recordou o Presidente da República.

Na conversa com os jornalistas, descontraída e em mangas de camisa, Cavaco Silva admitiu que o caso da Turquia, com estatuto de candidata desde 1999, lembra os passos que Portugal já deu para entrar na UE, embora reconhecendo haver obstáculos.

Logo depois da chegada, Cavaco Silva reuniu-se com o primeiro-ministro turco, Recep Tayyip Erdogan, e amanhã tem previsto um dos momentos altos da visita: o discurso no Parlamento turco, uma honra que só tinha sido dada aos presidentes israelita, da Autoridade Palestiniana e dos Estados Unidos.

Estatísticas

  • 11 leitores
  • 0 comentários

URL desta Notícia

http://publico.pt/1379958

Comentário + votado

X

Mais em Política (13 de 19 artigos)

José Sócrates nunca esteve na Madeira  na qualidade de primeiro-ministro Sócrates visita Madeira esta sexta-feira