• |
  • Iphone
  • |
  • Mobile
  • |
  • RSS
  • |
  • Twitter
  • |
  • Facebook
  • Siga-nos em:

Votação final global

Cartão único de cidadão aprovado no Parlamento por unanimidade

21.12.2006 - 15:24

  • Votar 
  •  | 
  •  0 votos 
A proposta do Governo que pretende criar um cartão único de cidadão que substitua o actual Bilhete de Identidade e os cartões de contribuinte, da Segurança Social, de saúde e de eleitor foi hoje aprovada no Parlamento, em votação final global, por unanimidade.
O cartão de cidadão vai ser introduzido no próximo ano, a título experimental, nos Açores O cartão de cidadão vai ser introduzido no próximo ano, a título experimental, nos Açores (André Kosters/Lusa (arquivo))

No debate da proposta, que decorreu na Assembleia da República, em Outubro, o ministro da Administração Interna, António Costa, rejeitou quaisquer perigos de perda de privacidade e confidencialidade dos dados pessoais com o novo cartão de cidadão, afirmando que o documento "não é seguramente o 'big brother'".

O ministro negou também que o cartão de cidadão possa conter um número único de cidadão — uma possibilidade proibida pela Constituição — ou uma base de dados única dos vários serviços públicos.

Parecer da Comissão Nacional de Protecção de Dados

Aliás, durante a discussão da proposta na especialidade, o Governo confrontou-se com um parecer da Comissão Nacional de Protecção de Dados, que considerou que a medida carecia de "estudos de risco, testes de segurança e fiabilidade e análise de impacto".

Na altura, o ministro António Costa garantiu ainda que o Executivo levaria em conta este alerta da comissão.

O cartão de cidadão vai ser introduzido no próximo ano, a título experimental, na Região Autónoma dos Açores.

  • 426 leitores
  • 3 comentários

URL desta Notícia

http://publico.pt/1280384

Comentário + votado

Há alguma ideia de quando este cartãopassará da "f...

Há alguma ideia de quando este cartãopassará da "fase experimental nos Açoras" para a "fase ...

José Costa

21.12.2006 19:55

Comentar Critérios para publicação de comentários dos leitores

Restam 1200 caracteres

Os comentários deste site são publicados sem edição prévia, pelo que pedimos que respeite os nossos Critérios de Publicação. O seu IP não será divulgado, mas ficará registado na nossa base de dados.

Quaisquer comentários inadequados deverão ser reportados utilizando o botão “Denunciar este comentário” próximo da cada um. Por favor, não submeta o seu comentário mais de uma vez.