O candidato da CDU à presidência da Câmara do Porto, Rui Sá, afirmou hoje que a candidatura de Elisa Ferreira à autarquia está "ferida de morte", pelo "apoio" dado pelo PS à coligação PSD/CDS.
"A candidatura do PS está objectivamente ferida de morte, porque neste mandato o PS foi suporte e apoio às medidas mais negativas da Câmara do Porto", salientou Rui Sá, na apresentação dos candidatos da CDU à Câmara e Assembleia Municipal do Porto.
Para o candidato comunista, "o PS não se distingue do PSD/CDS" no executivo municipal do Porto e de nada serve a Elisa Ferreira argumentar que é independente e que não é responsável pelo que os socialistas fizeram nos últimos quatro anos.
"Elisa Ferreira diz que é independente e que não tem qualquer responsabilidade relativamente ao que foi feito pelo PS neste mandato. Pois temos de lhe dizer que isto é como uma herança. Tudo herdámos, tanto o bom como o mau", realçou.
Rui Sá criticou também Elisa Ferreira por "pedir o voto às pessoas e depois ir embora" se não for eleita presidente, defendendo que a candidata deveria estar disponível para acumular as funções de eurodeputada e de vereadora, porque "os cargos são compatíveis".
O candidato da CDU acusou o presidente da autarquia e recandidato ao cargo, Rui Rio, e a coligação PSD/CDS de estarem a fazer "propaganda com dinheiros públicos", nomeadamente no site e na revista da autarquia.
Rui Sá acusou também Rui Rio de ter utilizado funcionários da autarquia, "durante o horário de serviço", numa acção de propaganda na Rua de Santa Catarina, na companhia da presidente do PSD, Manuela Ferreira Leite.
O candidato acusou ainda Rui Rio de utilizar propaganda para tentar "escamotear" as promessas não cumpridas neste seu segundo mandato, nomeadamente a recuperação dos mercados municipais e a reabilitação do Centro Histórico.
"Cinco anos depois de ter sido constituída, vê-se bem o fracasso da política da Sociedade de Reabilitação Urbana", salientou.
A CDU anunciou hoje que o segundo candidato à Câmara do Porto será José António Gomes, 53 anos, professor de Literatura Portuguesa no Instituto Politécnico do Porto, poeta e escritor de livros para a infância, com o pseudónimo João Pedro Mésseder.
A terceira candidata será Ana Regina Oliveira, 28 anos, licenciada em Microbiologia pela Universidade Católica.
Para a Assembleia Municipal do Porto, os primeiros candidatos da CDU serão José Luís Borges Coelho, Belmiro Magalhães, Marta Pereira, Artur Ribeiro, Pedro Carvalho, Sara Santos e Casimiro Calisto.


