Eleição de 57 deputados regionais

Campanha para as regionais nos Açores arranca hoje

05.10.2008 - 09:06 Por Lusa

  • Votar 
  •  | 
  •  0 votos 
O líder do PS-Açores, Carlos César, dedica o primeiro dia de campanha à ilha do Pico O líder do PS-Açores, Carlos César, dedica o primeiro dia de campanha à ilha do Pico (Carlos Lopes (arquivo))
A campanha para as eleições regionais dos Açores de 19 deste mês inicia-se hoje, com os partidos concorrentes na rua já há vários dias, a tentarem captar o voto dos cerca de 191 mil eleitores.

Nas últimas semanas, passaram pelas ilhas, para acções de campanha, vários líderes nacionais, casos de José Sócrates (PS), Manuela Ferreira Leite (PSD), Jerónimo de Sousa (PCP) e Paulo Portas (CDS-PP).

O líder do PS-Açores, Carlos César, dedica o primeiro dia de campanha à ilha do Pico, enquanto o presidente do PSD-Açores, Carlos Costa Neves, desloca-se ao Corvo, a mais pequena ilha do arquipélago, com cerca de 400 habitantes e que elege dois deputados.

Costa Neves e Carlos César estão numa ronda por todo o arquipélago, em percursos que os vão levar às nove ilhas, onde os comícios à noite têm sido o principal meio para passar as suas mensagens ao eleitorado, em detrimento da tradicional campanha de rua.

Proporcionalidade reforçada

Nestas eleições vão ser escolhidos 57 deputados regionais, mais cinco do que nas regionais de 2004, devido à criação de um círculo de compensação regional, previsto na nova Lei Eleitoral do Arquipélago.

Com este círculo regional, que se junta aos outros nove correspondentes a cada uma das ilhas, pretendeu-se melhorar a proporcionalidade do sistema, evitando que o partido mais votado não obtivesse, porém, o maior número de deputados.

Nas últimas regionais, realizadas em Outubro de 2004, o PS-Açores obteve cerca de 57 por cento dos votos (31 deputados), enquanto a coligação PSD-CDS/PP conseguiu 37 por cento, e 21 deputados.

Nestas eleições, concorrem oito forças políticas por todos os círculos eleitorais: PS, PSD, CDS, CDU, BE, PPM, MPT e PDA.

A campanha decorre até dia 17, e as eleições para o Parlamento Regional realizam-se a 19 de Outubro.

Estatísticas

  • 2 leitores
  • 8 comentários

URL desta Notícia

http://publico.pt/1344959

Comentário + votado

Oposição a pique

Sinceramente acredito que vai ser a vitória eleitoral mais expressiva desde o 25 Abril

jarbas

06.10.2008 04:00

X

Mais em Política (2 de 5 artigos)

O discurso de Cavaco Silva seguiu-se ao do presidente da Câmara de Lisboa, António Costa Presidente diz que Portugal vive tempos difíceis que não podem ser disfarçados