Assunção Cristas destaca liberdade de escolha e redução de impostos no programa do CDS-PP

30.08.2009 - 16:39
O programa eleitoral do CDS-PP consagra a liberdade de escolha na educação e na saúde, a possibilidade de descontar para sistemas privados, e a redução da tributação das horas extraordinárias, afirmou hoje a dirigente Assunção Cristas.
Na abertura da Convenção Programática do CDS-PP, que decorre em Tomar, Assunção Cristas destacou “três ideias que aparecem recorrentemente” ao longo de quase 200 páginas: “a liberdade, a subsidiariedade e a solidariedade”.
Uma das bandeiras do CDS-PP reflectida no documento, distribuído a meio da tarde de hoje, disse, é “baixar tendencialmente os impostos”,
“Liberdade de iniciativa económica, de geração de riqueza, de subir na vida e no final não ver um Estado que se aproprie com tudo o que possuímos. Por isso uma das bandeiras é a carga fiscal, baixar tendencialmente os impostos”, disse.
Na política fiscal, o CDS-PP prevê ainda que o número do agregado familiar seja tido em conta na hora de pagar os impostos.
A cabeça-de-lista por Leiria destacou, na Educação, a defesa de um sistema de avaliação “sobretudo das escolas, dos conteúdos e dos manuais” e a liberdade de escolha dos pais quanto à escola dos filhos.
Este princípio é aplicado também à Saúde, onde “hoje só tem liberdade de escolher o médico que pode e não quem quer”, disse.
Segundo Assunção Cristas, na área da Segurança Social e do Trabalho o CDS-PP apresenta “cerca de 20 medidas”, entre as quais a “tendencial não tributação ou a redução da tributação das horas extraordinárias” e a possibilidade de os trabalhadores descontarem, facultativamente, para sistemas privados de protecção social.
O aumento do subsídio de desemprego para casais desempregados com filhos, a possibilidade de desempregados com 55 anos passarem à reforma, e medidas para reforçar a regulação financeira são outros pontos fortes do programa.
O programa do CDS-PP será apresentado ao final da tarde pelo líder do partido, Paulo Portas. Durante a tarde, haverá intervenções da número quatro por Lisboa, a médica Isabel Galriça Neto, e do ex-ministro das Finanças Bagão Félix.

