• |
  • Iphone
  • |
  • Mobile
  • |
  • RSS
  • |
  • Twitter
  • |
  • Facebook
  • Siga-nos em:
  • Haiti: Um terramoto de 500 anos - Paulo Moura, em Port au Prince
  • Envie-nos uma pergunta sobre um problema da sua rua, bairro ou cidade
  • "Um suicídio no trabalho é uma mensagem brutal"

Ministro defende construção de avião europeu e partilha de recursos

António Costa anuncia acordo de protecção civil com o Governo francês

22.08.2005 - 10:26 Por Lusa

  • Votar 
  •  | 
  •  0 votos 
O ministro de Estado e da Administração Interna anunciou hoje que os Governos de França e de Portugal estão "prestes a assinar um acordo sobre uma ajuda mútua do ponto de vista da protecção civil", sem adiantar mais pormenores. António Costa defendeu defendeu ainda que os países da União Europeia devem fabricar um avião bombardeiro de água, "a ser construído pela Europa para a Europa".
O ministro não adiantou detalhes sobre o eventual acordo com França O ministro não adiantou detalhes sobre o eventual acordo com França (António Cotrim/Lusa)

Em entrevista à rádio Europe 1, António Costa defendeu a cooperação entre os países europeus no combate aos incêndios e a construção de um avião bombardeiro de água fabricado na Europa. Os aviões mais usados no combate aos incêndios pelos governos europeus são fabricados pela empresa canadiana Canadair.

Os modelos mais recentes (Canadair CL-415) foram adquiridos em grande número, entre outros países, por França (11 aparelhos), Grécia (10) e Itália (16 aviões). Portugal não tem aparelhos Canadair próprios, alugando os que necessita.

Na mesma entrevista António Costa defendeu que os países da UE devem partilhar os meios de combate a incêndios. "É preciso partilhar os meios", sublinhou, acrescentando que esta prática fará reduzir os custos dos meios de combate, "demasiado dispendiosos para cada país".

"É essencial" trabalhar a nível europeu, "é preciso tornar os meios de combate comuns, porque temos incêndios em Portugal, mas também os podemos ter, ao mesmo tempo, em Espanha, Itália e na Grécia", referiu.

  • 18 leitores
  • 14 comentários

URL desta Notícia

http://publico.pt/1231012

Comentário + votado

Que inteligência sr. A. Costa

Quantos anos tem de deputado e de governante?Muitos, não é? E só agora teve uma ideia tão ...

Anónimo

22.08.2005 17:18

Comentar Critérios para publicação de comentários dos leitores

Restam 1200 caracteres

Os comentários deste site são publicados sem edição prévia, pelo que pedimos que respeite os nossos Critérios de Publicação. O seu IP não será divulgado, mas ficará registado na nossa base de dados.

Quaisquer comentários inadequados deverão ser reportados utilizando o botão “Denunciar este comentário” próximo da cada um. Por favor, não submeta o seu comentário mais de uma vez.