• Petiscos com frango, das moelas à batata doce
  • Dead Combo e skates na passerelle
  • Restaurantes de topo com menus a 20 euros

Madeira

Alberto João Jardim hospitalizado devido a enfarte agudo

08.01.2011 - 16:26 Por Tolentino de Nóbrega

  • Votar 
  •  | 
  •  22 votos 
O estado de saúde de Jardim é estável O estado de saúde de Jardim é estável (Miguel Silva (arquivo))
Alberto João Jardim, presidente do Governo Regional da Madeira, foi hoje hospitalizado, na sequência de um enfarte de miocárdio agudo.

João Jardim, também presidente do PSD Madeira, deu entrada no hospital Nélio Mendonça, no Funchal, ao princípio da tarde, tendo sido submetido a uma pequena cirurgia com anestesia local.

Alberto João Jardim “teve uma síndrome coronária aguda, vulgo enfarte do miocárdio”, revelou médico José Jorge Araújo, director dos serviços de cardiologia do hospital. “Foi submetido a uma pequena intervenção coronária. Tudo correu normalmente e o Presidente está bem de momento", acrescentou.

A sua situação é estável, adiantou o médico reconhecendo que “as próximas horas são críticas”. No entanto, frisou, espera uma evolução favorável. O próximo boletim clínico será revelado às 10h30 de amanhã, estando previsto um boletim clínico diário nos próximos cinco dias.

Nas declarações aos jornalistas, Jorge Araújo foi acompanhado por Francisco Jardim Ramos, secretário regional dos Assuntos Sociais. À saída do hospital, onde seguiu pessoalmente a situação clínica do chefe do executivo, Jardim Ramos declarou ao PÚBLICO que Alberto João Jardim estava a “reagir favoravelmente” à intervenção cirúrgica, mas “terá de ficar hospitalizado nos próximos cinco dias”.

O responsável pelo sector da saúde no arquipélago revelou ainda que Jardim fora acometido de “súbita dor no peito, pouco depois do meio-dia”, tendo sido de imediato transportado ao hospital na Cruz de Carvalho. O líder madeirense encontra-se neste momento na unidade de cuidados intensivos coordenados e “encontra-se estável e consciente”, acrescentou.

Jardim, que completa 68 anos no próximo dia 4 de Fevereiro, esteve hospitalizado há um ano, a 20 de Fevereiro, para observação, após ter sentido uma indisposição em consequência da situação trágica do temporal, que acompanhara intensamente. Depois de ter sido submetido a exames cardiovasculares, com resultados negativos, o governante regressou à Quinta Vigia.

O presidente do Governo dos Açores fez chegar ao seu homólogo da Madeira os votos de um “rápido restabelecimento da saúde”. Na sua mensagem, veiculada através do chefe de gabinete da Quinta Vigia, Carlos César manda “igualmente um abraço” a Alberto João Jardim.

Também o líder do PS na Madeira, Jacinto Serrão, desejou “rápidas melhoras” a Jardim e o seu “completo restabelecimento”.

Notícia em actualizada às 19h16

Estatísticas

  • 36 leitores
  • 46 comentários

URL desta Notícia

http://publico.pt/1474229

Comentário + votado

Ódio, não!

Perante a doença, mesmo discordando de comportamentos incorrectos do doente, não ...

Anónimo

08.01.2011 17:07

X

Mais em Política (12 de 25 artigos)

Pedro Magalhães: O que nos falta experimentar? Políticos e eleitores exigentes