• A diferença de idades prejudica o sexo?
  • O romantismo de cada ruína
  • A nova padaria francesa da baixa lisboeta

Primeira reunião depois das presidenciais

Zimbabwe: governo e oposição encontram-se na África do Sul para negociações preliminares

10.07.2008 - 16:26 Por PÚBLICO, Agências

  • Votar 
  •  | 
  •  0 votos 
A generalidade da comunidade internacional não reconheceu a reeleição de Mugabe A generalidade da comunidade internacional não reconheceu a reeleição de Mugabe (Philimon Bulawayo/Reuters (arquivo))
Representantes do Presidente Robert Mugabe e da oposição zimbabweana reuniram-se hoje, na vizinha África do Sul, para negociações preliminares destinadas a criar condições para uma resolução da crise política no país.

A realização do encontro, mantido até hoje em segredo, foi confirmada por uma fonte do Movimento para a Mudança Democrática (MDC, na sigla em inglês), o partido de Morgan Tsvangirai, que se retirou da segunda volta das presidenciais devido à perseguição dos seus apoiantes.

O escrutínio, realizado no passado dia 27, foi considerado ilegítimo pela generalidade dos observadores eleitorais e os países ocidentais anunciaram que não vão reconhecer a reeleição de Mugabe.

Na semana passada, a União Africana (UA) instou as duas partes a iniciar negociações para a formação de um governo de unidade nacional, mas tanto o Presidente como a oposição colocaram condições para dialogar: Robert Mugabe diz que a oposição terá de reconhecê-lo como vencedor do escrutínio, abdicando das suas pretensões à chefia de Estado; o MDC insiste que as negociações devem respeitar o resultado da primeira volta das presidenciais, ganha por Tsvangirai, já que esta foi a única a ser reconhecida pela comunidade internacional.

Segundo uma fonte da oposição, citada pela Reuters, os primeiros contactos servirão para discutir formas de pôr fim à violência e ao clima de intimidação que se vive no Zimbabwe. O MDC alega que mais de uma centena dos seus apoiantes foram mortos por milícias leais a Mugabe e que centenas de outros foram detidos ou a fugir de casa.

“Não se trata ainda de um verdadeiro diálogo, mas de discussões preliminares para discutir aquilo que estará em cima da mesa nas negociações”, afirmou uma fonte da oposição. Com base nas garantias que forem dadas pelo regime, adiantou, o MDC “decide se entra em pleno nas negociações”.

Estatísticas

  • 3 leitores
  • 5 comentários

URL desta Notícia

http://publico.pt/1335086

Comentário + votado

Zimbabwe

Mas isto é o espaço do palerma de Almada ? Até parece que o local para comentários pertence a um ...

José Gonçalves

12.07.2008 12:16

X

Mais em Mundo (7 de 8 artigos)

Teerão manipulou uma das fotografias do ensaio de mísseis (foto original em cima) Israel diz estar pronto a agir para eliminar ameaça iraniana