O Norte de Israel sofreu hoje de manhã o mais mortífero ataque com “rockets” disparados pelo movimento radical xiita do Hezbollah a partir do sul do Líbano. De acordo com a Reuters, pelo menos dez militares reservistas morreram e nove ficaram feridos, entre quais quatro com gravidade, na localidade de Kfar Giladi.
O bombardeamento com mísseis katyusha foi breve, mas particularmente intenso, relata o correspondente da AFP nesta zona do conflito. A maior parte dos rebentamentos aconteceu numa zona onde estavam concentrados muitos soldados reservistas do Exército israelita que ainda não se pronunciou publicamente sobre este ataque.
O segundo canal da televisão israelita mostrou imagens de soldados feridos a serem levados por ambulâncias e helicópteros do militares.
O director-geral do Magen David Adom, os serviços de socorro israelitas, confirmou a morte de dez pessoas mas não revelou se se tratavam de soldados reservistas.
A salva de “rockets” atingiu um grupo de israelitas que estava perto do cemitério do “kibutz” de Kfar Giladi, a norte de Kyriat Chmona, na Galileia, segundo fontes médicas e da polícia. “As vítimas não são membros da nossa colectividade”, disse à rádio do Exército Uri Eshkol, secretário do “kibutz” de Kfar Giladi.
Os feridos mais graves foram levados de helicóptero para o hospital de Haifa.
Desde o início do conflito, no dia 12 de Julho, já caíram mais de 2700 “rockets” no norte de Israel que provocaram a morte de 43 pessoas e a deslocação de milhares de habitantes.


