um link para a imagem do passaporte com o visto emitido a 25 de Janeiro pela Embaixada Brasileira em Havana, para uma estadia de até 30 dias." />

Falta autorização para sair da ilha

Uma semana antes de chegar a Cuba, Dilma Rousseff dá visto à blogger Yoani Sánchez

26.01.2012 - 14:08 Por Alexandra Lucas Coelho, no Rio de Janeiro

  • Votar 
  •  | 
  •  1 votos 
Fotografia do visto partilhada via Twitter por Yoani Sánchez Fotografia do visto partilhada via Twitter por Yoani Sánchez (DR)
“Já tenho o visto para o Brasil, agora só falta o mais difícil, autorização de saída”, escreveu no Twitter quarta-feira à noite a blogger cubana Yoani Sánchez. Na mensagem publicada no Twitter partilhou um link para a imagem do passaporte com o visto emitido a 25 de Janeiro pela Embaixada Brasileira em Havana, para uma estadia de até 30 dias.

O regime cubano já recusou vários pedidos anteriores de Yoani para visitar o Brasil. Mas desta vez a activista cubana fez um apelo directo à presidente brasileira por vídeo, na Internet. Em dois minutos e 23 segundos, explica que tenciona ir à apresentação do documentário “Conexão Honduras-Cuba”, do brasileiro Dado Galvão, que estreia em Fevereiro na Baía e no qual é uma das entrevistadas.

“Quero enviar um pedido muito humilde à Presidente do Brasil”, diz Yoani, invocando o passado de Dilma na luta contra a ditadura e como prisioneira política: “Sei bem que ela conhece na carne a desproporção de poder entre um governo e um delírio, o que é o controle excessivo, a repressão. Então gostaria de apelar a esse conhecimento histórico semelhante ao que estou a viver e pedir-lhe que interceda por mim. O muro do controle, da censura, que me impede de viajar livremente e voltar à minha ilha, parece não se mover. Ajude-me por favor. Muito obrigada.”

O apelo ganhou um peso político acrescido por acontecer nas vésperas da visita de Dilma a Cuba, no próximo dia 31. Na sua última visita cubana, em 2010, Lula da Silva lamentou a morte do dissidente Orlando Zapata Tamayo mas optou por nunca criticar o regime, o que lhe valeu protestos de dissidentes e organizações de direitos humanos.

Agora há uma grande expectativa sobre esta primeira visita de Dilma a Cuba. Ainda que o regime não dê autorização a Yoani para sair da ilha, o facto do visto brasileiro ter sido concedido pode provocar tensão entre Brasília e Havana, o que representaria uma mudança significativa em relação ao governo de Lula.

Estatísticas

  • 31 leitores
  • 11 comentários

URL desta Notícia

http://publico.pt/1530837

Comentário + votado

..... mas a caravana passa.!

Cuba libertou-se há mais de 50 anos do dominio miserável de Washington e do seu capataz de serviço ...

Fernando Silva

27.01.2012 10:09

X

Mais em Mundo (11 de 16 artigos)

Um elemento de uma "brigada revolucionária" em Bani Walid, na quarta-feira Brigadas líbias estão a torturar e matar antigos combatentes de Khadafi