• Barthoven, o primeiro bar de música clássica de Lisboa
  • A agência portuguesa para os viajantes gays
  • A poderosa Hong Kong

Alegado líder da Al-Qaeda na Europa

Tribunal Europeu dos Direitos Humanos pede suspensão da extradição de Qutada

20.02.2009 - 10:31 Por Agências

  • Votar 
  •  | 
  •  0 votos 
O Tribunal Europeu dos Direitos Humanos, com sede em Estrasburgo, pediu ao Governo britânico que suspenda a expulsão do académico radical Abu Qutada para a Jordânia.

O jordano-palestiniano, considerado líder da Al-Qaeda na Europa, foi detido no ano passado no Reino Unido. Na quarta-feira, o Supremo britânico decidiu que poderia ser extraditado para a Jordânia, apesar de poder vir a ser torturado naquele país, onde foi julgado à revelia por alegada organização de atentados contra hotéis.

Hoje, o Tribunal Europeu fez saber que pediu a Londres mais tempo para analisar o caso, depois de, na véspera, ter condenado o Reino Unido pela detenção ilegal de 11 pessoas ao abrigo das leis especiais anti-terrorismo, nas quais se inclui o académico. Abu Qutada, de 48 anos, vai receber uma indemnização de 2.800 euros por ter sido detido sem que tivessem sido respeitados os seus direitos fundamentais.

Estatísticas

  • 258 leitores
  • 3 comentários

URL desta Notícia

http://publico.pt/1365995

Comentário + votado

t

A UE esta-se tornando um estado totalitario onde os direitos humanos (os verdadeiros. Nao essa ...

Sousa da Ponte

21.02.2009 12:28

X

Mais em Mundo (9 de 22 artigos)

Raúl Castro com Ramiro Valdês nas comemorações do 1º Maio de 2007 Raúl Castro faz novas nomeações para tornar Governo mais "eficaz"