Tony Blair já informou George W. Bush sobre plano terrorista no Reino Unido

10.08.2006 - 09:19 Por AFP, Reuters, AP
O primeiro-ministro britânico já informou o Presidente dos EUA do plano terrorista, descoberto esta noite, que tinha como objectivo fazer explodir aviões comerciais em pleno voo entre os dois países. O alerta crítico no Reino Unido já levou mesmo ao encerramento do aeroporto londrino de Heathrow para a maioria dos voos de curta distância provenientes da Europa.
Segundo um porta-voz de Tony Blair, o primeiro-ministro britânico telefonou a George W. Bush durante a noite. Blair, que começou ontem as suas férias na ilha caribenha de Barbados, "está em contacto permanente" com Londres e "deu o seu pleno aval" à operação anti-terrorista que foi desencadeada esta madrugada.
Depois do anúncio do fecho do aeroporto de Heathrow à maioria dos voos de curta distância, a autoridade aérea britânica (BAA, na sigla original) já avisou os passageiros que devem esperar atrasos significativos. Várias companhias aéreas, como a Air France, a Lufthansa e a British Airways, já cancelaram os seus voos para Londres.
A situação em Heathrow é caótica, mas as dificuldades são semelhantes noutros aeroportos do país, nomeadamente em Londres-Gatwick e em Manchester.
Ataques seriam cometidos com explosivos líquidos
A polícia britânica revelou que o plano terrorista consistiria em fazer explodir vários aviões com recurso a explosivos líquidos. Uma fonte policial disse à agência Reuters que o plano "envolve uma espécie de químico líquido". A Associated Press noticia que as companhias aéreas já proibiram quaisquer líquidos a bordo dos aviões, incluindo bebidas ou mesmo gel para o cabelo.
Os passageiros que conseguem embarcar estão a ser sujeitos a um controlo rígido às suas bagagens de mão. Os passageiros são agora convidados a levar para a cabine do avião apenas sacos, se possível transparentes, contendo unicamente objectos considerados estritamente necessários, como documentos, medicamentos e óculos, por exemplo. Os aparelhos electrónicos como telemóveis ou computadores portáteis não podem ser levados para o interior dos aviões.
As autoridades britânicas já terão detido entre 15 e 20 pessoas, segundo os números avançados pelas agências noticiosas. A televisão Sky News é a única fonte a afirmar que os suspeitos são britânicos de origem paquistanesa ou asiática.
As autoridades britânicas elevaram para o nível máximo o alerta de ameaça terrorista. O alerta à população foi elevado para o nível "crítico" depois de várias semanas colocado no nível "grave". "Significa que é esperado um ataque iminente e indica um nível extremamente elevado de ameaça contra o Reino Unido", explicam os responsáveis do MI5, o serviço de contra-espionagem.

