A ex-primeira-ministra ucraniana Iulia Timochenko, a cumprir desde Outubro uma pena de sete anos de prisão por abuso de poder, recebeu nova ordem de detenção no âmbito de um novo processo criminal cuja audiência decorreu na cela que ocupa.
Acamada devido a problemas nas costas, segundo revelou o advogado de Timochenko, Sergui Vlasenko, a antiga chefe de Governo viu ontem juiz, procuradores e advogado encherem a cela de 22 metros quadrados que ocupa na prisão de Lukianivska, para ouvir as alegações no novo processo, agora fundamentado em acusações de evasão fiscal e desvio de fundos públicos. “Trouxeram cadeiras para se sentarem e o juiz envergava mesmo a toga protocolar”, contou Vlasenko, citado pela agência noticiosa francesa AFP.
Já esta manhã, o advogado confirmou que foi apresentada formalmente, na noite anterior, a nova ordem de prisão contra a musa da ocidental Revolução Laranja, a braços com a Justiça desde a subida ao poder do seu rival político Victor Ianukovich, eleito Presidente em Janeiro de 2010. Familiares e amigos de Timochenko dizem que a antiga primeira-ministra, de 51 anos, sofre de “problemas de costas que a mantêm na cama”.
Estas segundas acusações respeitam a evasões fiscais e desvio de fundos públicos alegadamente cometidos entre 1996 e 2000, período em que Timochenko chefiava a empresa de gás natural Unified Energy Systems. Já o crime de abuso de poder, de que se encontra a cumprir pena de prisão, diz respeito a um acordo de fornecimento e trânsito de gás firmado com a Rússia em 2009, em que a ex-chefe de Governo foi dada como culpada de ter lesado os interesses do Estado.



