Os taliban avisaram hoje os afegãos para não participarem na segunda volta das presidenciais, alertando que “qualquer eleitor ferido será responsável pela sua situação”. Ameaças semelhantes contribuíram para a baixa participação na votação de Agosto (38,7 por cento) e teme-se que a abstenção seja ainda maior a 7 de Novembro.
Num email divulgado hoje, os rebeldes avisam que “ninguém deve participar no processo americano” e propõem aos simpatizantes que “ataquem bases inimigas, impeçam as pessoas de votar e bloqueiam a circulação de veículos governamentais e civis a partir da véspera da eleição”.
A ameaça deve ter maior impacto no Sul e Leste do país, regiões que os taliban dominam, apesar do reforço da presença militar afegã e estrangeiros. Na primeira volta das eleições, a participação em alguns bastiões rebeldes ficou-se pelos 5 por cento e alguns eleitores foram atacados.
O aviso dos rebeldes, o primeiro desde o anúncio dos resultados oficiais, na terça-feira, coincidiu com o arranque da campanha. Os dois candidatos terão de contrariar o desencanto dos eleitores, depois de uma primeira volta machada por fraudes maciças, mas Abdullah Abdullah já anunciou que não fará campanha fora de Cabul. “As mensagens e o programa já foram passados” em Agosto, explicou à AFP um porta-voz do candidato da oposição.
O Presidente cessante, Hamid Karzai, foi o vencedor da primeira volta, com quase 50 por cento dos votos, e parte como claro favorito à vitória.



