• |
  • Iphone
  • |
  • Mobile
  • |
  • RSS
  • |
  • Twitter
  • |
  • Facebook
  • Siga-nos em:

Oferta para ajudar ao levantamento de sanções

Suu Kyi reuniu-se com ministro da Junta Militar da Birmânia

03.10.2009 - 17:23 Por PÚBLICO

A líder da oposição birmanesa Aung San Suu Kyi reuniu-se hoje com um dos ministros da Junta Militar que governa o país, num muito raro encontro que surge uma semana depois de a prémio Nobel da Paz ter-se oferecido para ajudar a negociar o levantamento de sanções ao país.
Aung San Suu Kyi, numa foto de 2002 Aung San Suu Kyi, numa foto de 2002 (Reuters)

Detida na prisão de alta segurança de Insein, Suu Kyi conversou durante 50 minutos com o ministro do Trabalho, Aung Kyi, que desde há dois anos tem também a seu cargo a comunicação entre os generais e a líder da Liga Nacional para a Democracia – vencedora das legislativas de 1990 mas a quem a Junta nunca permitiu governar, antes tendo mantida a “Dama de Rangum” detida mais de 14 dos últimos 20 anos.

A mais recente extensão de pena foi emitida no mês passado, tendo Suu Kyi sido condenada por ter violado os termos da prisão domiciliária depois de um norte-americano ter entrado em sua casa em Maio passado.

As autoridades recusaram avançar o que foi discutido, mas o porta-voz do partido de Suu Kyi avaliou como “muito provável” que na mesa tenha estado a oferta feita pela líder da oposição, considerando ainda que o diálogo é “bem-vindo”.

  • 56 leitores
  • 0 comentários

URL desta Notícia

http://publico.pt/1403568

Comentário + votado

Login