Alguns soldados turcos conseguiram entrar esta madrugada no Curdistão iraquiano, zona Norte, onde operam os combatentes rebeldes do Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK), informou Jabbar Yawar, porta-voz das forças de segurança curdas.
“Penetraram numa zona deserta onde não se encontrava nenhuma força iraquiana ou curda. Por agora não sabemos quantos são nem até onde conseguiram chegar”, acrescentou o porta-voz das forças curdas.
"Os soldados turcos, apoiados por meios aéreos, atravessaram às 04h00 (02h00 em Lisboa) a fronteira iraquiana em Khawakurt", disse um membro do Partido dos Trabalhadores do Curdistão, em luta contra o poder central de Ancara.
Segundo uma televisão local curda iraquiana, as tropas turcas penetraram vários quilómetros para o interior do Iraque e tomaram posição em várias povoações.
Os responsáveis militares turcos contactados pela AFP não confirmaram a presença de tropas turcas no Iraque.
De acordo com a edição online do jornal turco "Hurriyet", estes soldados poderão pertencer às unidades que tentam bloquear os 3500 combatentes rebeldes alvo de bombardeamentos no domingo em Qandil. Se esta informação se confirmar, esta será a primeira incursão de tropas turcas desde o início da crise, em Outubro, que viu a Turquia ameaçar intervir militarmente no Iraque para afastar os rebeldes do PKK.
Este anúncio de uma incursão turca surge quando a secretária de Estado norte-americana Condoleezza Rice chegou a Kirkuk, no Norte do Iraque, para uma visita surpresa.



