Composição do novo Parlamento determinará o próximo presidente da Comissão

Socialistas garantem que despedem Durão Barroso se ganharem as eleições

13.05.2009 - 19:20 Por Isabel Arriaga e Cunha, Bruxelas

  • Votar 
  •  | 
  •  0 votos 
O futuro de Barroso na presidência da Comissão é ainda incerto O futuro de Barroso na presidência da Comissão é ainda incerto (Francois Lenoir/REUTERS)
“Se houver uma nova maioria no Parlamento Europeu [Durão] Barroso não será presidente da Comissão” Europeia, garantiu ontem o ex-primeiro ministro dinamarquês e presidente do Partido Socialista Europeu (PSE), Poul Nyrup Rasmussen.

Esta posição, que começara por ser assumida na véspera, foi ontem enfatizada no blog do Presidente do PSE: “Queremos que a União Europeia assuma uma nova direcção” e “que faça o que é necessário para criar novos empregos e enfrentar a crise económica e climática de forma decidida. É por isso que o PSE não pode apoiar Barroso para presidente da Comissão Europeia”, afirma, acusando-o de representar “a maioria conservadora” que “põe os mercados antes das pessoas”.

Lamentando que não haja um candidato socialista à Comissão (por falta de acordo dos seus membros) Rasmussen frisou que “a escolha do presidente da Comissão Europeia depende agora do resultado das eleições”. O que significa que “os governos [maioritariamente conservadores] podem nomear quem quiserem”, mas “a composição do novo Parlamento determinará o próximo presidente da Comissão”.

Esta promessa contraria a posição assumida pelo primeiro ministro português, José Socrates, que, apesar de membro do PSE, garante que apoiará a recondução de Durão Barroso por mais cinco anos mesmo que sejam os socialistas a ganhar as eleições.

Estatísticas

  • 1550 leitores
  • 20 comentários

URL desta Notícia

http://publico.pt/1380467

Comentário + votado

PS? PSD? Ah Bilderberg!

O importante nesta questão é perceber porque Sócrates apoia Barroso. Claro que não é por Durão ser ...

Denis

08.06.2009 12:25

X

Mais em Mundo (24 de 26 artigos)

Aumentam as pressões para que sejam acusados os responsáveis da anterior Administração que autorizaram aquelas técnicas Antigo agente do FBI denuncia ineficácia das técnicas de interrogatório agressivas