Cerca de 50 mil desalojados

Sismo em Itália fez mais de 90 mortos

06.04.2009 - 14:02 Por PÚBLICO, Agências

  • Votar 
  •  | 
  •  0 votos 
O sismo deveu-se a uma falha tectónica regional O sismo deveu-se a uma falha tectónica regional (Alessandro Bianchi/Reuters)
O número de mortos causados pelo terramoto que hoje atingiu violentamente o centro de Itália está contabilizado agora em mais de 90, segundo informação divulgada pela agência de notícias italiana ANSA.

O sismo, que aconteceu de madrugada e atingiu uma de magnitude 6,3 na escala de Richter, terá feito também cerca de 50 mil desalojados na cidade de L'Aquila, a mais atingida, cerca de 95 km a leste de Roma, na região montanhosa de Abruzzo.

O sismólogo português Rui Pinho, que trabalha no norte de Itália, explicou à Agência Lusa que o sismo deveu-se a uma falha tectónica regional, sem qualquer relação com os mecanismos tectónicos de Portugal.

“Algumas cidades na área foram virtualmente completamente destruídas”, disse um porta-voz de Gianfranco Fini (presidente da Câmara dos Deputados e aliado de Berlusconi) no Parlamento, antes de uma pausa para um minuto de silêncio.

A ANSA citou equipas de socorro no terreno que deram conta de terem registado 92 mortos cerca de 12h depois de o terramoto ter ocorrido.

A maioria das vítimas foi encontrada em L'Aquila, uma cidade de montanha do século XIII, e cidades circundantes da zona de Abruzzo, onde 26 povoações foram severamente atingidas.

Casas, igrejas históricas e outros edifícios ficaram destruídos no pior sismo a atingir a Itália em quase 30 anos.

Há centenas de pessoas feridas e cerca de 15 mil edifícios foram declarados inabitáveis. Só na pequena cidade de Onna morreram dez pessoas, segundo um fotógrafo da Reuters que viu uma mãe e a sua filha serem transportadas no mesmo caixão.

O primeiro-ministro de Itália, Silvio Berlusconi, cancelou uma viagem a Moscovo e declarou a situação como de emergência nacional, o que permitirá libertar fundos para ajudar à reconstrução da zona.

O Papa Bento XVI disse que estava a rezar uma oração especial pelas vítimas.

Notícia actualizada às 14h32

Estatísticas

  • 68 leitores
  • 19 comentários

Video

Sismo de magnitude 6,3 abala centro de Itália

URL desta Notícia

http://publico.pt/1372917

Comentário + votado

Ainda não é possível prever sismos com rigor. Ponto. Não é uma questão de opinião.

André Correia

08.04.2009 14:50

X

Mais em Mundo (20 de 28 artigos)

Obama com o primeiro-ministro Erdogan: a Turquia é muito importante "não apenas para os EUA, como para o mundo" “Os Estados Unidos não estão, nem nunca estarão, em guerra com o islão”