• |
  • Iphone
  • |
  • Mobile
  • |
  • RSS
  • |
  • Twitter
  • |
  • Facebook
  • Siga-nos em:
  • Há três anos que aqui se caçam turistas com peixes
  • O Exército de Deus quer salvar o Texas e depois a América
  • Siga-nos no Twitter

Mais 69 feridos, seis deles com gravidade

Réplicas do sismo da China destruíram mais de 420 mil casas

27.05.2008 - 18:42 Por Reuters

As duas maiores réplicas sentidas após o grande sismo que assolou a província de Sichuan, na China, a 12 de Maio, foram responsáveis pela destruição de mais de 420 mil casas. Uma delas atingiu uma magnitude de 5.7 na escala de Richter.
A província de Sichuan pode levar três anos a erguer-se de novo A província de Sichuan pode levar três anos a erguer-se de novo (China Daily/Reuters)

Muitas das casas que agora foram destruídas já estavam vazias. Mas as autoridades locais dão conta ainda de 69 feridos, seis deles com gravidade.

O número de mortes provocadas pelo terramoto, desde o dia 12 já é de 67183. E ainda estão 20790 dadas como desaparecidas e há cinco milhões de desalojados.

Já no domingo passado uma outra réplica tinha destruído 300 mil casas e matou 8 pessoas e feriu uma centena.

Os leitos dos rios obstruídos geraram entretanto um lago gigante na região, o que levou as autoridades a evacuar 30 cidades com receio que uma réplica possa causar uma cheia devastadora para o que ainda sobra dessas cidades, causando mais mortes. Os soldados abriram algumas valas para aliviar o caudal deste a que já chamam o lago do terramoto. As previsões meteorológicas prevêem tempestades e chuvas fortes para a região nos próximos dias.

O trabalho de reconstrução da província de Sichuan pode demorar, pelo menos, três anos.

  • 14 leitores
  • 0 comentários

URL desta Notícia

http://publico.pt/1330269

Comentário + votado

Login