• Dead Combo e skates na passerelle
  • Kiev, a porta de entrada da Ucrânia
  • Petiscos com frango, das moelas à batata doce

Presidente do Iémen impõe condições para sair do poder

25.09.2011 - 20:28 Por PÚBLICO

  • Votar 
  •  | 
  •  0 votos 
Saleh discursando ao país Saleh discursando ao país (Reuters)
Ali Abdullah Saleh, o Presidente do Iémen, anunciou ontem que deseja fazer uma transferência pacífica do poder. Porém, impôs condições.

Primeiro, Saleh quer um acordo assinado com a oposição sobre o processo de transição; depois (e só depois) do acordo firmado a realização de eleições presidenciais e legislativas.

Num discurso transmitido pela televisão pública iémenita, Saleh disse ter autorizado o vice-Presidente a iniciar o diálogo com a oposição e, num tom que o canal de tv Al Jazira definou como de desafio, disse à oposição que o conflito armado não os levará a lado algum.

“O derramamento de sangue não lhes dará o poder”. Voltou a acusar as partes beligerantes - forças pró-Saleh, anti-Saleh e outras - de serem da Al Qaeda.

Um discurso que, explicou o analista de Médio Oriente do Qatar Mahjoob Zweiri, desiludiu os que exigem a sua demissão e que, por isso e por mencionar a Al Qaeda, pode fazer escalar ainda mais a violência.

Saleh está no poder há três décadas. Há três meses sofreu um atentado que o deixou ferido e saiu do país. Porém, regressou no final da semana passada. O conflito entre as facções armadas e a repressão sobre os manifestantes já fez centenas de mortos desde o início da contestação popular, no início do ano.

Estatísticas

  • 3 leitores
  • 2 comentários

URL desta Notícia

http://publico.pt/1513639

Comentário + votado

Critério...

Assim como na Checoslováquia, não era?

André Correia

26.09.2011 18:18

X

Mais em Mundo (15 de 15 artigos)

Bento XVI repetiu a necessidade de ser firme na fé contra os ventos da secularização Papa pede Igreja alemã unida mas deixa sabor a frustração