Portugal vai propor à CPLP programa de estabilização para a Guiné-Bissau

24.11.2008 - 20:25 Por Lusa
Portugal vai propor no Comité de Concertação Permanente da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) um programa de estabilização democrática e desenvolvimento económico para a Guiné-Bissau.
O anúncio foi feito pelo ministro dos Negócios Estrangeiros, Luís Amado, à margem de uma visita oficial à Sérvia, adiantando que o programa será apresentado em detalhe, amanhã, pelo secretário de Estado da Cooperação, João Gomes Cravinho.
Luís Amado adiantou que o plano, a ser aprovado, vai desenvolvido nos próximos dois anos, em colaboração com o governo saído das legislativas do passado dia 16, que deram ao PAIGC uma maioria de dois terços no Parlamento.
O ministro dos Negócios Estrangeiros acrescentou que a iniciativa portuguesa se “se articula sem nenhuma dificuldade” com a proposta do Presidente senegalês, Abdulaye Wade, para a realização de uma conferência internacional sobre a Guiné-Bissau, em Dacar.
Na madrugada de sábado para domingo, um grupo de militares atacaram a residência do Presidente Nino Vieira. O Chefe de Estado saiu ileso, mas um dos seus guarda-costas foi morto, num ataque que, segundo o Governo de Bissau, configura uma tentativa de golpe de estado.a Guiné-Bissau voltou a ser palco de incidentes protagonizados por militares, que atacaram a residência.


