• Primeira esplanada Time Out do mundo abre na Avenida da Liberdade
  • Petiscos com frango, das moelas à batata doce
  • Energia de bicicletas para o DJ tocar

Francisco George diz que Portugal está em contacto com autoridades europeias

Portugal sem alarme mas em alerta por causa da gripe suína

26.04.2009 - 13:59 Por Andrea Cunha Freitas, Com Lusa

  • Votar 
  •  | 
  •  0 votos 
O director-geral de Saúde esclarece que estamos perante um caso de "saúde pública humana" e não um problema veterinário O director-geral de Saúde esclarece que estamos perante um caso de "saúde pública humana" e não um problema veterinário (Rui Gaudêncio (arquivo))
Após a garantia dada hoje pela Comissão Europeia sobre a inexistência de casos suspeitos, a unidade de Emergência da Direcção-Geral de Saúde (DGS) participa esta tarde num encontro por audio-conferência com outras autoridades de saúde europeias que irá servir para "fazer um ponto da situação". No México, onde já foram declaradas medidas de emergência, há poucos turistas portugueses.

Sem alarme mas em alerta. A resposta nacional ao surto de gripe suína que está a preocupar o mundo está a ser preparada pela DGS que sublinha que não há nenhum caso suspeito em Portugal. Ontem, a DGS já tinha lançado uma recomendação aos médicos, num comunicado publicado no seu site, pedindo que os casos de sintoma gripal suspeitos sejam confirmados com provas laboratoriais. Hoje, o director-geral de Saúde assegurou que "não há razão para alarme" e esclareceu ainda que estamos perante um caso de "saúde pública humana" e não um problema veterinário, ou seja, com cadeias de transmissão de pessoa a pessoa, não existindo risco no consumo de carne de porco.

"Não há nenhuma reunião de emergência por causa da gripe suína em Portugal. O que vai acontecer hoje à tarde é uma audio-conferência com várias entidades europeias para fazer o ponto da situação", esclarece ainda Francisco George.

Segundo o comunicado divulgado ontem pela DGS, "a definição de caso suspeito para fins de notificação imediata assenta, nesta fase, em critérios clínicos e epidemiológicos, designadamente infecção respiratória de início agudo, com febre alta, em doente com contexto epidemiológico (proveniente de zona afectada nos últimos 10 dias ou contacto próximo com pessoa doente com quadro gripal proveniente de zona afectada)". O contágio pode acontecer com o contacto (atráves da tosse, espirro, contactos intimos) com uma pessoa infectada, como acontece numa vulgar gripe. A DGS recomenda às pessoas que regressem das zonas atingidas com gripe suína e que liguem para a Linha Saúde 24 (808.242.424).

A Organização Mundial de Saúde (OMS) alertou ontem para o "potencial pandémico" da gripe suína, provocada por uma mutação do vírus A H1N1, aconselhando os países a reforçarem a vigilância. A Comissão Europeia garantiu hoje que, até ao momento, não foi registado nenhum caso de gripe suína na Europa. Desde 13 de Abril, o novo tipo de vírus matou, pelo menos, 81 pessoas no México e já chegou aos Estados Unidos.

Poucos turistas portugueses no México

O número de turistas portugueses no México é reduzido nesta altura do ano, entre 300 a 350 pessoas, disse à Lusa um operador turístico nacional, adiantando que os portugueses viajam sobretudo para a Riviera Maia.

José Manuel Antunes, do operador turístico Mundo VIP, estimou que "podem estar na zona da Riviera Maia entre 300 e 350 turistas portugueses", adiantando que a sua empresa não tem actualmente qualquer operação na região.

Por outro lado, Paulo Brehm da Associação Portuguesa de Agências de Viagens e Turismo (APAVT), disse que "nesta altura o número de turistas é relativamente reduzido e estes vão sobretudo para a Riviera Maia".

"Na zona da cidade do México serão seguramente muito poucos, porque a maior parte vai é para a zona das praias da península do Iucatão, Cancun em particular. Na cidade no México será sempre muito residual", disse Brehm.

Estatísticas

  • 21 leitores
  • 12 comentários

URL desta Notícia

http://publico.pt/1376781

Comentário + votado

férias

Parece que a escollha para lua de mel está complicada para riviera!!!! Iremos estar atentos a sua ...

Filipe Salazar

26.04.2009 20:26