• Petiscos com frango, das moelas à batata doce
  • Primeira esplanada Time Out do mundo abre na Avenida da Liberdade
  • Energia de bicicletas para o DJ tocar

Novo ataque durante a noite causou nove mortos

Vaga de violência contra cristãos na Nigéria com mais de 170 mortos em um dia

22.01.2012 - 10:18 Por AFP, PÚBLICO

  • Votar 
  •  | 
  •  1 votos 
 (Foto: Reuters (arquivo))
Pelo menos nove pessoas morreram num brutal ataque contra cristãos na noite de ontem para hoje numa cidade do Norte da Nigéria, fazendo ascender o número de vítimas mortais para 178 em pouco mais de 24 horas de uma vaga de violência no país reivindicada pelos islamistas do Boko Haram.

Fonte hospitalar na cidade de Kano confirmou que "chegaram 178 corpos aos dois principais hospitais" da região. "Podem haver mais, porque muitos dos mortos ainda não chegaram e outros foram recolhidos antes [de se iniciar a contagem]", avançou esta fonte, citada pela agência noticiosa britânica Reuters.

Já o ataque durante esta última noite ocorreu cerca da 1h00 TMG (a hora de Lisboa durante o Inverno) em Tafawa Balewa, cidade do estado de Bauchi, também no norte da Nigéria. Segundo Bukata Zhyadi, dirigente da etnia cristã Sayawa, os responsáveis são os Haussa-Fulani, uma etnia muçulmana, ali maioritária. “Vamos patrulhar a cidade. Mas até ao momento já contámos nove mortos e 12 feridos”, disse.

Este novo incidente contra cristãos aconteceu menos de 24h depois da série de ataques coordenados em Kano, a segunda maior cidade do país, reivindicados pelo grupo islamista Boko Haram.

Os ataques atribuídos a este grupo, que também reivindicou os mortíferos atentados que fizeram 49 mortos no dia de Natal, multiplicaram-se no Norte do país, maioritariamente muçulmano, quer contra cristãos quer contra forças da ordem.

Notícia actualizada às 11h30

Estatísticas

  • 32 leitores
  • 19 comentários

URL desta Notícia

http://publico.pt/1530183

Comentário + votado

É por estas e por outras...

É por estas e por outras que continuo cada vez mais Ateu, o deus que tanto os islamitas como os ...

Manuel Araújo

22.01.2012 12:51

X

Mais em Mundo (3 de 13 artigos)

Irmandade vai ocupar metade do novo Parlamento egípcio