União Europeia

Parlamento Europeu aprova nova lei do repatriamento de imigrantes ilegais

18.06.2008 - 11:34 Por PÚBLICO, Agências

  • Votar 
  •  | 
  •  0 votos 
Os Estados-membros têm agora um prazo de dois anos para ajustar a norma às suas legislações nacionais Os Estados-membros têm agora um prazo de dois anos para ajustar a norma às suas legislações nacionais (Reuters)
A proposta legislativa que estabelece as novas regras de facilitação da expulsão dos imigrantes ilegais, a controversa "Directiva de Retorno", foi hoje votada favoravelmente em assembleia plenária do Parlamento Europeu, em Estrasburgo.

A votação de hoje encerra um processo negocial que se prolongou durante anos e deverá entrar em vigor em 2010.

O documento foi aprovado sem emendas por 369 votos a favor e 197 contra. Os Estados-membros têm agora um prazo de dois anos para ajustar a norma às suas legislações nacionais.

A nova legislação comunitária aperta o cerco aos imigrantes ilegais permitindo, por exemplo, a sua expulsão para países por onde passaram antes de entraram em território europeu, ficando ainda proibidos de regressar à Europa durante cinco anos.

Outra das alterações previstas na “Directiva de Retorno” é o alargamento do tempo de detenção dos ilegais, que podem ficar presos até uma máximo de 18 meses. Esta é uma das disposições que mais polémica tem levantado, uma vez que há nove Estados-membros que não querem qualquer prazo máximo de detenção.

Depois de aprovada pelo Parlamento Europeu, a directiva vai voltar ao Conselho de Ministros para a aprovação formal e entrará em vigor dois anos após a sua publicação oficial.

Legislação nacional não vai ser alterada

O Ministério da Administração Interna já garantiu que a "Directiva de Retorno" não vai afectar o regime contido na Lei da Imigração, obrigando apenas a "reajustamentos cirúrgicos" relativamente ao apoio jurídico aos cidadãos com ordem de expulsão.

Portugal irá manter o prazo máximo de detenção de dois meses para imigrantes ilegais, a assistência jurídica e a proposta de retorno voluntário antes de qualquer expulsão.

"Portugal tem uma legislação humanista e equilibrada que confere mais garantias que as mínimas que são consagradas na Directiva, pelo que a lei portuguesa não vai mudar", afirmou ontem Rui Pereira, ministro da Administração Interna.

Estatísticas

  • 228 leitores
  • 100 comentários

URL desta Notícia

http://publico.pt/1332719

Comentário + votado

Lei do Repatriamento de emigrantes ilegais

Seja qual for a emenda, o pensamento, a determinação, que os portugueses não se esqueçam de que ...

Anónimo

20.06.2008 17:16

X

Mais em Mundo (6 de 11 artigos)

Fidel Castro, que conta 81 anos, está há 23 meses em convalescença Fidel Castro aparece em imagens televisivas pela primeira vez em cinco meses